Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

REGULARIZAÇÃO

Capacitação para o CAR é reaberta; Inscrições vão até o dia 31

Foto: Reprodução / Internet

Capacitação para o CAR é reaberta; Inscrições vão até o dia 31
As inscrições para o curso online de Capacitação em Cadastro Ambiental Rural (CapCAR) foram reabertas nesta terça-feira (12). Os interessados possuem agora até o dia 31 de agosto para se inscrever. São Ofertadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) 31 mil vagas, das quais 22 mil já foram preenchidas em todo o Brasil.

Os inscritos passarão por um processo seletivo e a previsão é que as aulas tenham início no dia 15 de setembro. A expectativa do MMA é formar quatro turmas, sendo a primeira com um mil alunos e as demais com 10 mil cada.

A inscrição do curso é gratuita e visa capacitar facilitadores para o cadastro de imóveis rurais, ou seja, capacitar pessoas que possam auxiliar os proprietários ou posseiros rurais a se cadastrarem no Cadastro Rural Ambiental (CAR).

Leia também
MMA oferece 31 mil vagas para curso sobre o Cadastro Ambiental Rural; Curso será online

O curso possui 78 horas de duração, sendo uma dedicação média de 12 horas semanais. Ele será ministrado durante sete semanas. Cada turma terá um tutor (professor online) preparado para sanar dúvidas quanto ao conteúdo e uso das ferramentas.

As inscrições podem ser feitas site http://hotsite.mma.gov.br/capcar e os participantes receberão certificação de cursos de extensão emitido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

"O CAR é um ato declaratório e pode ser feito diretamente pelo proprietário ou posseiro rural. Os pequenos proprietários que tiverem dificuldade no cadastro devem recorrer ao poder público para receber auxílio, conforme diz a lei”, salienta o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Paulo Guilherme Cabral.

Somente para a primeira turma cerca de 20 mil pessoas se inscreveram e conforme o secretário de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso, José Lacerda, o governo federal nesta primeira turma priorizou as inscrições de profissionais de órgãos públicos tanto do meio ambiente quanto da extensão rural. "Assim, os multiplicadores estarão aptos a levar informações aos proprietários sobre legislação e o sistema do CAR”. (Com informações Sema-MT)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet