Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

MANIFESTO

Famílias protestam no Palácio do Planalto contra saída da Gleba Suiá Missú, no Araguaia

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasi

Famílias protestam no Palácio do Planalto contra saída da Gleba Suiá Missú, no Araguaia
Cerca de 100 pessoas ocuparam uma das faixas da via em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para protestar contra a decisão da Justiça Federal de desocupar a gleba Suiá Missú, no nordeste de Mato Grosso. Os manifestantes estão praticamente acampados na Praça dos Três Poderes, que fica entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a sede do Executivo Federal.

O trânsito precisou ser parcialmente interrompido. Durante o protesto, mulheres da Associação de Produtores Rurais de Suiá Missú ajoelharam-se e choraram.

A desocupação da área foi determinada pela Justiça depois que o Ministério da Justiça publicou, por intermédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), a portaria demarcando a área para criação de uma reserva xavante.

No final de outubro, tropas do Batalhão de Engenharia do Exército construíram estruturas no local para garantir a entrega da área aos indígenas. A terra é alvo de disputas entre produtores rurais e índios há aproximadamente duas décadas. A decisão da retirada dos não indígenas foi dada pelo STF em meados de outubro.

Na semana passada, em audiência com o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, representantes das famílias fizeram um apelo emocionado ao magistrado para evitar o despejo. Do lado de fora do STF, as mesmas mulheres que protestaram nesta manhã também entoaram cânticos.

Os apelos, ao que parece, não sensibilizaram o presidente do Supremo, que se aposenta no dia 14 de novembro, pois ele manteve a decisão de promover a desocupação da área em favor da Funai.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet