Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Geral

Governo pretende usar resíduos de pescado na produção de biodiesel

Um acordo entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e a Petrobras Biocombustível pretende aumentar as pesquisas para a geração de tecnologias que viabilizem a utilização de gorduras de vísceras de peixes para a produção de biodiesel. O documento foi assinado, no último dia 25, durante o evento de lançamento do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que pretende ampliar a sustentabilidade da pesca no Brasil.

O material, matéria-prima que seria usada para a produção de biodiesel, geralmente são as sobras da pesca e, muitas vezes, são jogadas na água, ou no lixo, contaminando o ambiente. Com o acordo, o Governo Federal pretende aumentar o aproveitamento dos recursos pesqueiros e aquícolas, além de possibilitar uma fonte de renda alternativa aos pescadores.

As vísceras de peixes podem ser uma matéria-prima alternativa para a produção de biodiesel, assim como o sebo de boi, que, de material não aproveitado, passou a ser a maior fonte para a produção do biocombustível. A Petrobras já realiza um projeto no Ceará, no qual pesquisa a viabilidade do óleo de peixe na produção de combustível. (Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet