Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Cultivares de soja TMG apresentam excelente produtividade no Oeste Baiano

Os resultados de um ensaio de competição de soja realizado em Luiz Eduardo Magalhães na Bahia mostram o elevado potencial produtivo das cultivares desenvolvidas pela Tropical Melhoramento & Genética (TMG). Das sete primeiras variedades, avaliadas por uma empresa local, seis são TMG.

De acordo com os dados do ensaio, as primeiras colocadas no ranking são TMG. A TMG 1288 RR alcançou 78,5 sacos (sc) por hectare (ha) e a TMG 133 RR produziu 78 sc/ha. Estes números estão acima de marca alcançada pela até então cultivar mais plantada na região do Oeste Baiano.

A TMG 133 RR apresentou um excelente resultado comparado com a da concorrência, mesmo sendo oito dias mais precoce. “Isso demonstra que nosso portfólio atende a necessidade de todos os produtores, independente do ciclo que ele cultiva. As tecnologias contidas nas nossas cultivares garantem resistência as principais doenças, alta adaptabilidade e excelente potencial produtivo”, explica Sergio Suzuki, diretor-superintendente da TMG para a região do Cerrado.

Outras cultivares que obtiveram excepcionais resultados de produtividade neste ensaio de competição, realizado pela Círculo Verde, foram a TMG 1179 RR e a TMG 1174 RR, com 70sc/ha e 64 sc/ha respectivamente. A primeira é de ciclo precoce e tem resistência aos nematoides de cisto, moderada resistência à galha e baixo fator reprodutivo para Pratylenchus. A segunda também tem resistência à cisto e é uma excelente opção para áreas irrigadas.

A TMG disponibiliza para produtores de soja do Oeste Baiano cultivares com resistência aos principais fatores restritivos de produção, como doenças e nematoides, agregando produtividade, precocidade, boa arquitetura de plantas e estabilidade produtiva. “Queremos oferecer ao produtor desta região, trabalho, experiência, dedicação e soluções tecnológicas em cultivares de soja”, destaca Suzuki.

Mercado – Assim como ocorreu no Oeste Baiano, em Mato Grosso, excelentes resultados de produtividade foram alcançados em várias lavouras do estado. A força da genética TMG é comprovada com o aumento de participação de mercado. Dados da Kleffmann mostram que nos últimos três anos ela saiu de 27% de participação de mercado para 39%. Na safra 12/13 este número pode subir para 45%. “A cada safra crescemos, consolidamos a liderança no setor de genética de soja em MT e mostramos porque a TMG é amiga do produtor”, avalia Sergio Suzuki.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet