Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

hortifrutigranjeiros

Parlamentar quer emendas para equipamentos agrícolas na agricultura familiar

Foto: Assessoria

Leitão cobra liberação de emendas parlamentares para compra de máquinas agrícolas da agricultura familiar

Leitão cobra liberação de emendas parlamentares para compra de máquinas agrícolas da agricultura familiar

O deputado federal Nilson Leitão (PSDB) quer que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) libere recursos de emendas parlamentares para compra de equipamentos e maquinários agrícolas visando fortalecer a agricultura familiar.

Leitão cobrou a liberação das emendas durante reunião com o coordenador-geral de parcerias institucionais do Mapa, Marcelo Henrique Almeida, na última quarta-feira. O encontro foi específico para tratar sobre a destinação das emendas de 2012 designadas ao Ministério.

Apresentadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011, as emendas são destinadas à compra de caminhões, patrulhas mecanizadas, equipamentos agrícolas, ampliação de feiras livres e a construção de centros de comercialização de produtos agrícolas.

Nilson lembra que Mato Grosso é atualmente o maior produtor de grãos do país, porém, sem o devido investimento do governo para uma melhora da produção. “É preciso que o governo entenda que o estado está gerando a economia do país, mas precisa de apoio. Quando uma emenda é vetada quem sai prejudicado não é o deputado e sim a população”, questiona Leitão, por meio da assessoria de comunicação.

Atualmente Mato Grosso lidera o ranking na produção de grãos e fibras na safra de 2011/2012 sendo responsável por 24,30% na produção de commodities do Brasil. Segundo dados fornecidos pelo Ministério da Agricultura, a produção estadual somou 40,35 milhões de toneladas.

Leitão defende que, mesmo com a alta produção, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas. “O Mato Grosso é o Estado que mais produz e movimenta a balança comercial do Brasil e, ironicamente, 90% do que consome é importado de outros estados”, diz.

A maior contribuição mato-grossense veio da soja e do milho, culturas que juntas somaram pouco mais de 36,86 milhões de toneladas, o equivalente a 91,35% do total contabilizado no Estado, 40,35 milhões de toneladas. A soja - carro-chefe do agronegócio local - somou recorde de 21,84 milhões de toneladas, respondendo a 54,12% do total de grãos e fibras desta safra.

“E o hortifrutigranjeiro?”, interroga o deputado Nilson Leitão, pontuando a necessidade de fortalecer a agricultura familiar em Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet