Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cooperativismo

Sustentabilidade é tema do Dia Internacional do Cooperativismo

As cooperativas de todo o mundo comemoram, no próximo sábado (05/07), o Dia Internacional do Cooperativismo – sistema que agrega, internacionalmente, mais de um bilhão de pessoas.

Nesta edição, que contabiliza o 92º ano em que se celebra a data, o tema que marcará as comemorações é: “Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos”. Com isso, a Aliança Cooperativa Internacional - ACI quer reforçar que a sustentabilidade é parte intrínseca de natureza do cooperativismo.

Originárias dos mais diversos setores, como agropecuário, transporte, educação, serviços, crédito etc., as Cooperativas mantêm-se firmes e crescentes no cenário mundial, demonstrando a capacidade de responderem à crise de sustentabilidade atual.

Para sustentar essa premissa, a ACI encomendou um estudo sobre as cooperativas, a partir do ponto de vista de diferentes setores e regiões do mundo, para comprovar seus vínculos com a sustentabilidade. Apresentado na conferência internacional das cooperativas, na Cidade do Cabo, em novembro de 2013, o relatório conclui que as cooperativas consideram a sustentabilidade em seus valores e modelo de funcionamento e que a Organização das Nações Unidas - ONU apela aos governos a promover e facilitar “o estabelecimento e desenvolvimento de cooperativas adotando, inclusive, medidas para assegurar que as pessoas que vivem na pobreza ou pertencentes a grupos vulneráveis, como mulheres, jovens, pessoas com deficiência, idosos, indígenas, possam participar plenamente e de forma voluntária nas cooperativas, satisfazendo as suas necessidades por serviços sociais”.

“Os valores cooperativistas por si só já revelam a natureza do sistema, que contribui para o resultado econômico e financeiro de seus cooperados, bem como com o desenvolvimento da sociedade onde as cooperativas estão inseridas. Por isso, é um modelo de sucesso que cresce a cada ano”, defende o diretor administrativo da Cooperativa de Crédito dos Produtores Rurais e de Livre Admissão do Triângulo Mineiro – Sicoob Creditril, Roldão Alves.

Na oportunidade, a ACI também faz um apelo às cooperativas do mundo inteiro para aproveitarem a data e demonstrarem como o cooperativismo é o modelo mais adequado para desenvolver e construir sustentabilidade no século XXI. Afinal, interesse pela comunidade é um dos pilares do movimento cooperativo e, como tal, a necessidade de salvaguardar, de forma sustentável, condições de vida favoráveis para as comunidades é a base das ações e da visão de todas as cooperativas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet