Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Epamig estreia miniusina Via Láctea na 4ª Mercoláctea em Santa Catarina

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai participar pela primeira vez da 4ª Mercoláctea - feira que vai reunir toda a cadeia produtiva de leite do sul do Brasil, de 8 a 11 de novembro, em Chapecó, Santa Catarina. A miniusina Via Láctea será uma das atrações do evento, apresentando a tecnologia de fabricação de produtos lácteos desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e reproduzindo para o público o funcionamento de uma indústria, desde a análise do leite até a distribuição do produto.

Na Mercoláctea, a previsão é processar cerca de 250 litros de leite por dia, com uma novidade: além do leite de vaca, será utilizado o leite de ovelha para produzir doce de leite e queijo Minas frescal. O público poderá degustar esses produtos e também os tradicionais, como bebidas lácteas e leite aromatizado de morango e de ameixa, mussarela e queijos condimentados, informa a coordenadora da miniusina, Luiza Albuquerque.

“Para mostrar como é o beneficiamento do leite, o público poderá acompanhar, através de um estande de vidro, o passo a passo da produção de laticínios em pequena escala. Ao final, os visitantes recebem informações sobre como produzir, quais os equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos”, ressalta Luiza.

A Via Láctea é um projeto itinerante do ILCT e, este ano, as atividades ganharam novo impulso com a reforma dos equipamentos que servem à miniusina. Por meio de parceria com a empresa Mirainox, o tanque de expansão, o resfriador, a fermenteira e as três mesas de aço foram recuperados, permitindo que os produtos lácteos sejam fabricados com mais segurança e eficiência, ressalta Luiza Albuquerque. Todas as fôrmas e latões também foram substituídos, por meio de doação da empresa Injesul.

Este ano, a miniusina participou da 31ª Expô Janaúba, no Norte de Minas; da Fispal Tecnologia, em São Paulo; da 60ª Expofeira Agropecuária de Juiz de Fora; da 7ª Feira de Agricultura Familiar de Minas Gerais (Agriminas), em Belo Horizonte; e da 50ª Festa do Boi, no Rio Grande do Norte.

A programação da Mercoláctea inclui a realização do Seminário Internacional do Leite, com expectativa de reunir 15 mil visitantes, 120 expositores, gerando um volume de negócios estimado em R$ 85 milhões. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Organização das Cooperativas de Santa Catarina.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet