Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Expedição chega ao ‘berço’ da soja no Estado de Mato Grosso

No quinto dia da Expedição Soja Brasil, a equipe visita nesta quinta-feira (01.11) o município de Diamantino (MT). Depois de passar por Vilhena (RO), Campos de Júlio, Sapezal e Campo Novo do Parecis – todos em Mato Grosso – os técnicos que formam a equipe vistoriam as lavouras da cidade localizada na região Centro-Sul do estado, que é considerada o berço da soja em Mato Grosso.

Uma das áreas visitadas até o momento e que traz motivos de preocupação é no município de Sapezal na região Oeste, já que a falta de chuvas coloca os produtores em alerta. Na localidade a previsão é de que sejam cultivados 1 milhão de hectares de soja nesta safra. Porém, a preocupação vai além da estiagem e do atraso no plantio. Em algumas lavouras, ao veranico comprometeu o desenvolvimento das plantas e já deve provocar prejuízos aos agricultores.

O sol brilha com força na fazenda do produtor Valcir Scariote. A chuva não aparece há 22 dias. O plantio foi interrompido, mas ainda faltam cultivar mais de 70% da área. O agricultor está apreensivo com o cronograma, porém a maior preocupação é com as condições das plantas semeadas há algumas semanas. “Em um stand de 16 plantas várias morreram por causa da broca e da queima do sol”, diz o produtor.

É só olhar a lavoura para entender a angústia do produtor. O ataque das lagartas do solo e o impacto do calor causaram estragos visíveis. O prejuízo já é praticamente certo. Segundo Valcir Scariote, o prejuízo deve chegar a 15% nas áreas atingidas.

Após passar por Diamantino, a expedição seguirá neste final de semana por Nova Mutum (sexta-feira), Lucas do Rio Verde (sábado) e Tapurah (domingo). Na próxima semana a região Médio-Norte continua sendo o foco dos técnicos da Embrapa, Aprosoja Mato Grosso, Aprosoja Brasil, além do Senar-MT e a equipe do Canal Rural.

Soja Brasil - O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás. Tem o patrocínio de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet