Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Núcleo de Inteligência vai orientar sobre políticas agrícolas

O Ministério da Agricultura e a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República lançaram nesta terça-feira (30/10) o Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), órgão que pretende avaliar as políticas destinadas ao agronegócio a partir do levantamento de dados do território nacional.

A ideia do NIT, segundo o secretário-Executivo do Ministério, José Carlos Vaz, é usar conceitos estratégicos para elaborar programas e medidas para o setor. “Faremos mapeamentos territoriais para a elaboração das estratégias governamentais”, disse. De acordo com Vaz, os primeiros resultados devem ser entregues já no primeiro semestre de 2013 e devem ser utilizados para a elaboração do próximo Plano Agrícola e Pecuário do governo e o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Assim, as ações das iniciativa devem se basear em investimentos que atuem melhor com as realidades locais.

Para o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, uma das principais vantagens é melhorar a eficiência agrícola em direção à sustentabilidade. “Será possível fazermos investimentos planejados na nossa agricultura e antecipar problemas. O foco será elevar nossa produtividade e agredir cada vez menos o meio ambiente”.

O conhecimento gerado pelo NIT permitirá também a criação de estratégias para otimizar o uso do solo, possibilitando melhor foco das políticas públicas, redução do risco e melhor alocação do crédito rural por meio de vantagens regionais. O núcleo ainda pretende acompanhar ações de desmatamento e o avanço da atividade agrícola no território nacional.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet