Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política

CONQUSISTA

Governo eleva para 6% a mistura de biodiesel ao diesel a partir de julho; Em novembro passará a ser 7%

Foto: Reprodução

Governo eleva para 6% a mistura de biodiesel ao diesel a partir de julho; Em novembro passará a ser 7%
A mistura obrigatória de biodiesel passará a ser de 6% a partir de julho e de 7% em novembro. O aumento foi anunciado nesta quarta-feira (28) pelo governo federal. Hoje, o percentual de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor final é de 5%. Com o incremento da mistura à estimativa, conforme a presidenta Dilma Rousseff, é que haja uma redução na importação de óleo diesel e assim menos impactos sejam gerados na inflação.

A mudança no percentual da mistura será realizada por meio de medida provisória que será encaminha ao Congresso Nacional. O anuncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (28) durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Leia também
Governo retoma programa do biodiesel e editará MP que aumenta mistura para 7% a veículos pesados

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, a medida irá permitir que se faça uso pleno da capacidade de produção de biodiesel no Brasil, bem como beneficiar agricultores familiares com a geração de renda.

O biodiesel pode ser feito através de óleos vegetais, como de soja e algodão.

Hoje, Mato Grosso é um dos maiores produtores de biodiesel do Brasil. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), em 2014 o Estado produziu de janeiro a março 150,3 milhões de litros de biodiesel, um volume 58,8% superior aos 94,6 milhões de 2013 no período. Já o Brasil 744,7 milhões de litros, alta de 12,3% ante o ano passado.

Durante o anuncio Lobão declarou que a alta do percentual da mistura está aliada à política brasileira de diversificação energética, visando uma energia renovável e limpa.

A elevação da mistura de biodiesel ao diesel para o consumidor final era uma luta do setor produtivo do biocombustível nos últimos anos. Em 2008 o Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual da mistura de 2% de biodiesel e em 2010 elevou para 5%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet