Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Presidente da Aprosoja palestra no encontro de produtores de leite

O primeiro encontro da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite) terá como tema o associativismo. E para falar sobre a importância da união de forças para o crescimento de um setor, o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, foi convidado a palestrar. O painel “Associativismo e Cooperativismo: dois modelos de organização” irá apresentar aos participantes o case de sucesso da associação dos produtores de soja e milho.

O presidente da Aproleite, Alessandro Casado, explica que este tema irá orientar os produtores sobre as diferenças de associativismo e cooperativismo, assim como informará suas respectivas importâncias. Um dos objetivos do 1º Encontro Aproleite é envolver os produtores de leite do estado para a representatividade da classe.

Casado destaca que, com o trabalho dos produtores, cooperativas e associações, a industrialização de leite em Mato Grosso atingiu 148,6 mil litros no segundo trimestre deste ano (abril a junho), colocando o estado na 8ª posição do ranking nacional no período. Isso representa crescimento de 13,4% ante o mesmo intervalo do ano anterior, quando o volume industrializado foi de 131.094 mil litros.

“Precisamos organizar a cadeia produtiva do leite de Mato Grosso, cuja produção vem aumentando dia a dia. A Aproleite veio para centralizar algumas ações específicas da cadeia para que possamos continuar crescendo, mas de forma organizada”, afirma.

A produção de leite no estado tem crescido ano a ano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados neste mês apontam que em 2011 Mato Grosso produzia 743,1 milhões de litros de leite, volume 5% superior a 2010 (708,4 milhões de litros). Com isso, o estado ocupou o 9º lugar no ranking nacional do ano passado, participando com 2,3% nos 32,09 milhões de litros produzidos no país.

"Queremos que todos os produtores de leite participem deste evento. Nosso objetivo é levar conhecimento para as pessoas envolvidas nesta cadeia que é de suma importância para o desenvolvimento de Mato Grosso. Além disso, pretendemos fortalecer a representatividade do produtor”, disse o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Evento - O 1º Encontro Aproleite é uma realização Aproleite, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae-MT), Organização e Sindicato das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso (OCB-MT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT), Imea, Scot Consultoria e Sindicatos Rurais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet