Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Gerente Geral da Embrapa Café recebe Medalha Mérito Cafeeiro

O Gerente Geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, recebeu a Medalha Mérito Cafeeiro no 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, em Caxambu-MG. A Medalha, concedida pela Fundação Procafé, é uma homenagem prestada ao trabalho e dedicação de Bartholo com relevantes resultados em prol da cafeicultura brasileira. Engenheiro Agrônomo nascido em Minas Gerais, município de Ouro Fino, o atual gerente geral da Unidade contribui para a pesquisa cafeeira ao longo de 40 anos de carreira em pesquisa e gestão.

Atualmente Gerente Geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo iniciou sua carreira como pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), onde atuou por 35 anos. Formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal), hoje Universidade de Lavras (Ufla), Bartholo é doutor em Agronomia na área de Genética e Melhoramento de Plantas, também pela Ufla. Área esta na qual trouxe importantes contribuições para a pesquisa cafeeira quando responsável pelo projeto de melhoramento genético do cafeeiro, que permitiu a obtenção de cultivares de Cage como o Rubi MG 1192, Topázio MG 1190 e Acaiá Cerrado MG 1474. Fez parte também da equipe de pesquisa responsável pelo lançamento das cultivares Catiguá MG1, MG2 e MG3, Paraíso MG 419-1, Sacramento MG1, Oeiras MG 6851, Araponga MG1 e Pau Brasil MG1, resistentes à ferrugem do cafeeiro.

Como gestor, atuou em diferentes chefias, coordenações e supervisões realizando funções ligadas à administração de pesquisa. Foi gerente geral da Embrapa Café, entre 2004 e 2008, e retornou em abril de 2012 ao cargo para um novo mandato. Foi presidente da Epamig de 1993 a 1995, onde também desempenhou funções de superintendência e chefias, além de gerenciar fazendas experimentais da Empresa.

Consórcio Pesquisa Café – Na rede de instituições de ensino e pesquisa que desenvolve o maior programa de pesquisa cafeeira do mundo, Bartholo esteve presente desde seu início. Em 1992, coordenou a equipe que submeteu a proposição de criação do Consórcio Pesquisa Café ao Conselho das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), integrada pela Epamig, Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Embrapa Cerrados. A proposição concretizou-se em 1997, com a fundação do Consórcio, juntamente com a criação do Conselho Deliberativo da Cultura do Café (CDPC).

Também como gestor de pesquisa e desenvolvimento, participou da implantação do Consórcio de Agricultura Irrigada para o Norte de Minas Gerais, junto com Epamig, Embrapa Hortaliças, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Codevasf e Distrito de Irrigação de Jaíba, fortalecendo o desenvolvimento de pesquisas em agricultura irrigada na região semi-árida.

Entre estas e tantas outras realizações, na área da pesquisa, gestão e também como orientador de projetos de estudantes de graduação e pós-graduação, o gerente geral da Embrapa Café se diz feliz com o reconhecimento. Sobre a Medalha de Mérito Cafeeiro, Gabriel Bartholo ressalta que a homenagem é um conquista não só dele, mas que deve ser repartida com todos que contribuíram para o bom trabalho que desenvolveu e continua desenvolvendo na pesquisa cafeeira. A escolha dos agraciados com a Medalha em 2012 foi feita pela Fundação Procafé, por meio de sugestões de seu presidente, pesquisadores e membros da comissão organizadora do 38º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet