Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Syngenta avança com sua estratégia para alta qualidade em milho

A Syngenta e algumas das maiores cooperativas e indústrias de produção de aves e suínos realizaram em Londrina, no Paraná, a primeira reunião do Conselho QualiTOP. A formação deste grupo é um desdobramento do 1º Fórum de Qualidade de Grãos, evento desenvolvido pela Syngenta dia 27 de junho, em Foz do Iguaçu (PR). Naquela ocasião, a empresa lançou sua estratégia para melhoria da qualidade de grãos para 22 cooperativas e indústrias, sendo que dez foram indicadas como membros do QualiTOP.

O Conselho atua como instância capaz de catalisar, validar e implementar as ações necessárias para vencer os desafios que envolvem a melhoria da qualidade do milho no Brasil.“O milho é o principal insumo da ração utilizada na avicultura e na suinocultura, atividades que respondem pelo consumo de aproximadamente 70% de toda produção nacional desse grão. No encontro de Foz do Iguaçu foi ressaltada a dimensão do problema da má qualidade e, em Londrina, por meio do Conselho, o foco foi a sistematização da oferta integrada das soluções da Syngenta para os milhares de agricultores representados pelas cooperativas: informações técnicas e conjunturais, definição de estratégias e disponibilização dos portfólios, desde o germoplasma de sementes, passando por biotecnologia de ponta, até a proteção de plantas e serviços inovadores”, afirma Leandro Santos, gerente de Marketing Estratégico para Milho Brasil da Syngenta.

A programação de Londrina incluiu comunicações e dinâmicas de grupo, formato que fez surgir contribuições ao projeto de melhoria de qualidade de grãos, além de promover debates e posteriores deliberações sobre os caminhos mais adequados a seguir. O encontro garantiu ainda que as soluções possam ser executadas em escala nacional, adequando-se às particularidades dos sistemas produtivos locais. “A iniciativa do QualiTOP é inédita e muito oportuna, pois a cadeia do milho tem de se adequar às exigências de qualidade impostas pela Instrução Normativa nº 60, do Governo Federal, em vigor desde 1º de julho. Percebi, em Londrina, que os presentes se mostraram comprometidos e muito otimistas em relação aos resultados que já começam a aparecer”, diz Glauco Tironi Garcia, gerente de Qualidade e Produção da Integrada Cooperativa Agroindustrial, uma das sociedades que integram o Conselho.

O Conselho QualiTOP realizará duas reuniões anuais, em abril e em setembro. Além dos representantes das dez cooperativas, o grupo é formado por profissionais da Syngenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet