Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

Paraguai aumenta em quatro vezes volume exportado pelo Porto de Paranaguá

Este ano, mais de 5,2 mil vagões com soja, milho e farelo do Paraguai descarregaram no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Comparado à quantidade liberada no ano passado - 1,2 mil vagões -, este número é mais de quatro vezes maior. Pelo modal ferroviário, o país descarregou, de janeiro a setembro, mais de 312 mil toneladas de grãos – 390% a mais que em 2011, com pouco mais de 63 mil toneladas.

O principal produto que o Paraguai exporta, pelo Porto de Paranaguá, é a soja. Este ano, de janeiro a setembro, foram quase quatro mil vagões carregados com mais de 234 mil toneladas do produto. No ano passado, foram apenas 394 vagões e 21 mil toneladas do grão.

O aumento na exportação de grãos do Paraguai vem de encontro à expectativa da Appa que, em 2011, retomou o embarque dos produtos do país vizinho. Durante pelo menos oito anos, o Porto – que era quase que exclusivamente a alternativa de escoamento de safra - ficou sem escoar a produção paraguaia devido às dificuldades impostas aos exportadores paraguaios e políticas públicas que inviabilizavam os negócios.

“Atualmente, encontrando um porto muito mais aberto para o diálogo, o Paraguai retomado a confiança em Paranaguá”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Outros grãos – De milho, em 2012, já foram 933 vagões carregados com 60,5 mil toneladas a descarregar em Paranaguá. Em 2011, foram apenas 174 vagões e 10 mil toneladas do produto vindo do Paraguai.

Este ano, porém, o Paraguai descarregou menos farelo de soja, em Paranaguá. Foram apenas 309 vagões, pouco mais de 17 mil toneladas. Em 2011, foram 677 vagões carregados com 32,4 mil toneladas do produto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet