Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

Pecuarista poderá emitir GTA direto da sua propriedade

Os pecuaristas de Mato Grosso poderão emitir da propriedade as Guias de Trânsito Animal (GTA) a partir de novembro. A plataforma, que ainda está sendo desenvolvida, dará ao produtor mais responsabilidade e proporcionará que o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (IndeaMT) cumpra seu papel de fiscalização. A confirmação da implantação é da própria entidade e da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).

O anúncio da data em que passa a vigorar a plataforma deverá ser feito durante o lançamento da Campanha da Febre Aftosa 2012, que inicia em 1º de novembro. Para os pecuaristas a novidade é bem vinda, principalmente por não terem mais problemas caso o órgão entre em greve novamente. Conforme o coordenador de defesa animal do Indea-MT, Alison Cericatto, a emissão da GTA pelo produtor está em desenvolvimento e será lançada em novembro. “Ainda não sabemos a data. No lançamento da campanha da Febre Aftosa deveremos tê-la. Queremos que o produtor tenha mais responsabilidade e que o Indea possa cumprir seu papel que é de fiscalização”.

De acordo com o presidente da Acrimat, José João Bernardes, o setor vê com bons olhos essa mudança. “O produtor emitindo a GTA não terá problemas como tivemos recentemente com a greve do Indea, além do mais, teremos mais fiscais disponíveis para vistoriar e acompanhar outras atividades. Com plataforma teremos mais controle do que entrou e saiu da propriedade. Fará com que o produtor tenha mais responsabilidade”.

Imunização - A vacinação contra a aftosa, que atingirá todo o rebanho matogrossense, ocorrerá de 1º a 30 de novembro. A dose, segundo Bernardes custará entre R$ 1 e R$ 1,50. “E de 1º novembro a 10 de dezembro temos de comunicar ao Indea o rebanho vacinado. Estes dados serviram de base para a plataforma da GTA, inclusive”
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet