Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Cerca de 20% das raças nativas de gado correm risco de extinção, alerta FAO

Mais de uma em cada cinco raças autóctones de gado correm risco de extinção no mundo. A boa notícia é que, em média, cerca de 80 países já começaram a implementar metade das ações acordadas no âmbito do Plano de Ação Global para Recursos Genéticos Animais, que vão desde sistemas de conservação, com levantamentos de números de gado, até o desenvolvimento de políticas e quadros legais abordando a biodiversidade de animais.

O progresso tem sido mais acentuado nos países desenvolvidos, com muitos países da África, Oriente Médio, América Latina e Caribe ainda atrasados. A informação é da chefe de Recursos Genéticos Animais da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Irene Hoffmann.

Raças autóctones (ou nativas) são importantes para a agricultura, pois são adaptadas às condições locais, muitas vezes duras, contêm material genético único importante para programas de melhoramento e muitas vezes são um bastião de subsistência para famílias pobres, pois são mais fáceis de manter do que as raças exóticas.

“ Em um mundo ameaçado pela mudança climática, as raças que são resistentes à seca, ao calor ou a doenças tropicais são de importância potencial”, afirma o comunicado divulgado pela FAO.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet