Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

Ministério da Agricultura já recebe pedidos de registro de medicamentos genéricos veterinários

As empresas que desejarem solicitar o registro dos genéricos veterinários junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já podem encaminhar o pedido, porque independe de regulamentação. A lei que estabelece o medicamento genérico de uso veterinário no Brasil está em vigor desde 17 de outubro. Ela foi sancionada há 90 dias pela presidente Dilma Rousseff.

De acordo com o Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários (Dfip) do Ministério, a regulamentação está em fase de elaboração de minuta, após a conclusão o documento será submetido à apreciação no Dfip, Secretaria de Defesa Agropecuária e Assessoria Jurídica do Mapa.

A nova legislação conceitua os novos medicamentos veterinários e define também os critérios para registro e comercialização no país. O Mapa será o responsável pelo registro das substâncias e pelo acompanhamento desde a fabricação até o emprego desses insumos.

O Ministério também fará análise de fiscalização do medicamento genérico, mediante coleta de amostras do produto na indústria e no comércio, para confirmação da bioequivalência, conformidade dentro das características e uso recomendado. Periodicamente será editada pelo Mapa a relação dos produtos de uso veterinário no país, seguida dos nomes comerciais e das respectivas empresas fabricantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet