Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Segunda etapa de vacinação contra aftosa deve imunizar 10 milhões de animais em Goiás

A segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa será lançada oficialmente em Goiás nesta segunda, dia 29. O período de imunização do rebanho ocorre entre os dias 1º e 30 de novembro. No mês, devem obrigatoriamente ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses, o que corresponde a aproximadamente 10 milhões de cabeças.

Simultaneamente, será lançado também o Sistema de Cadastro on line da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), que possibilitará ao produtor rural enviar a Declaração de Vacinação pela internet, agilizando a transmissão dos dados. O sistema é opcional, portanto, o criador também poderá entregar o comprovante de vacinação impresso na Unidade Operacional Local (UOL) da Agrodefesa onde está localizada sua propriedade. Em ambos os casos a entrega deverá ser feita até cinco dias após a imunização do rebanho.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Enfermidades Vesiculares do Estado de Goiás, Deise Lucide Correia Neves, quem não vacinar o gado pagará multa de R$ 7,00 por cabeça, e para quem não entregar a declaração dentro do prazo a multa a ser paga é de R$ 60,00. Em caso de reincidência o valor dobra. Mesmo que na propriedade não sejam criados animais de até dois anos de idade, o proprietário é obrigado a fazer a entrega da Declaração de vacinação do rebanho.

RAIVA

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva em Goiás também ocorre no mesmo prazo de imunização do rebanho contra a Febre Aftosa, entre os dias 1º a 30 de novembro. Somente os pecuaristas dos municípios que integram a área considerada de alto risco para a doença, conforme listado na I.N 01/2005, são obrigados a realizar a vacinação em bovinos e bubalinos com até doze meses de idade, e mais os equinos, caprinos e ovinos.

No Estado, 119 municípios integram a área considerada de alto risco para a raiva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet