Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Energia

Experiência do Brasil em Biocombustíveis é tema de palestra na Guatemala

O Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) participam do evento “Biocombustibles, Desafíos y pasos a seguir en Guatemala” que será realizado no dia 12 de fevereiro na Cidade da Guatemala.

O evento com realização da Organização dos Estados Americanos (OEA), Fundação Solar e Associação de Combustíveis Renováveis da Guatemala (ACR) e a apoio do Ministério de Minas e Energia da Guatemala terá a participação de autoridades, pesquisadores e especialistas do setor sucroenergético da Guatemala, Colômbia e Brasil.

Único representante brasileiro no ciclo de palestras, o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar falará sobre o tema “Experiência do Brasil em Biocombustíveis”. “A nossa participação tem como objetivo demonstrar a experiência vivida pelo Brasil no setor, contribuir com o desenvolvimento da política de incentivo à comercialização de biocombustíveis no país e, estreitar ainda mais o mercado da Guatemala com os fornecedores integrantes do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution”, explicou.

Sobre o convite ao Apla, Ivanova Ancheta Alvarado, vice-ministra do Desenvolvimento e Sustentabilidade da Guatemala declarou que o ministério está dando seguimento à elaboração de estratégias para o desenvolvimento da produção de biocombustíveis no país, “O Apla é uma instituição importante para o fortalecimento interinstitucional para transformarmos a matriz do setor energético e as fontes renováveis da Guatemala”, disse.

Em agosto do ano passado, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) realizaram rodadas de negócios entre representantes do setor do Brasil e da Guatemala. Na oportunidade, foram gerados quase US$ 1,5 milhões em negócios e outros quase R$ 32 milhões em prospecções comerciais.

O evento “Biocombustibles, Desafíos y pasos a seguir en Guatemala” terá participação de Erick Archila, ministro de Minas e Energia da Guatemala, representantes da OEA e das embaixadas do Brasil e dos Estados Unidos, da Universidade del Valle da Guatemala, entre outros atores ligados ao setor de biocombustíveis.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet