Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Geral

Agricultor testa modelo de irrigação em lavouras de tomate de Goiás

O agricultor testa um novo sistema de irrigação na produção de tomate em Goiás. Uma das vantagens da técnica trazida dos Estados Unidos é a economia na hora de aplicar defensivos na lavoura.

A tecnologia é a principal ferramenta que o agricultor Iron Lima usa para produzir tomate industrial. Ele é um dos maiores produtores individuais do país, com um cultivo anual de 500 hectares. Boa parte desta fazenda fica em Itaberaí, no oeste goiano. A lavoura é mecanizada do plantio à colheita.

O produtor trouxe a mais recente novidade da Califórnia, nos Estados Unidos para substituir o sistema tradicional de irrigação por pivô. A lavoura que está sendo colhida é a primeira cultivada com a nova tecnologia. Apenas no final do canteiro é possível ver a ponta da mangueira que está enterrada. A distribuição da água com os fertilizantes é feita em uma central, de onde é possível controlar toda a irrigação.

A produtividade média na safra é de 85 toneladas por hectare, quantidade próxima ao colhido em lavouras irrigadas pelo sistema convencional. Mas a expectativa para a próxima safra é ajustar o sistema e chegar a cerca de 120 a 140 toneladas por hectare. Já houve redução de 30% no número de aplicação de defensivos.

O custo de implantação fica o dobro do convencional. A nova técnica de irrigação ainda está em fase de estudos na propriedade, mas o agricultor acredita que deve pagar o investimento em até três anos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet