Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Mutirão da Cidadania atende 1.3 mil pessoas em assentamento rural no Nortão do Estado

A Gleba Mercedes recebeu, ontem, o Mutirão da Cidadania do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O evento que contou com a participação das secretarias de Agricultura, Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura realizou 1307 atendimentos. A ação é do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Segundo o relatório de atividades do Incra, foram emitidos 212 documentos, entre carteira de trabalho, carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), registro no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Foram 300 fotografias tiradas, 36 atendimentos médicos, 100 cortes de cabelo e 500 mudas de árvores frutíferas foram distribuídas.

Conforme a coordenadora substituta do PNDTR do Mato Grosso, Isabel Cristina Nogueira, desde 2004 o INCRA realiza o mutirão com um ônibus equipado para atender às famílias em assentamentos. “O nosso objetivo é atender as comunidades em assentamentos, prestar atendimentos como a emissão de documentos pessoais e informações. A iniciativa é proporcionar acesso a diversos serviços àquela pessoa que está distante da cidade”, informou.

Além da emissão de documentos, foi realizado atendimento social e psicossocial, orientação e cadastramento de agricultores interessados em participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o levantamento de produtores interessados em adquirir calcário através do Banco de Calcário. O produtor rural Jonas de Lima participou do mutirão da cidadania com a inscrição no Banco de Calcário e adquiriu mudas frutíferas. “É muito importante a participação, porque a região é distante do município e o mutirão dá condições de ter acesso a vários serviços”.

O cartório de Sinop esteve presente e realizou 32 atendimentos entre informações e emissão de 2º via de documentos. “As pessoas de Sinop são bastante esclarecidas com relação à documentação, no entanto, o cartório tem que cumprir seu papel social por isso, a iniciativa é muito importante”, explicou a diretora do Cartório Márcia Cristina da Silva.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet