Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

SAFRA HISTÓRICA

Expedição Soja Brasil entra em campo para acompanhar safra 2012/13 nos principais estados

Com o plantio iniciado, Projeto Soja Brasil dá início a nova etapa com visitas técnicas levando apoio aos produtores brasileiros in loco e também pela televisão e internet

24 Out 2012 - 12:24

De Rondonópolis - Cairo Lustoza - Agro Olhar/Agência Pauta Pronta

Foto: Pauta Pronta

Com o plantio iniciado, Projeto Soja Brasil dá início a nova etapa com visitas técnicas levando apoio aos produtores brasileiros in loco e também pela televisão e internet

Com o plantio iniciado, Projeto Soja Brasil dá início a nova etapa com visitas técnicas levando apoio aos produtores brasileiros in loco e também pela televisão e internet

Uma expedição inédita pelas lavouras brasileiras terá início no próximo dia 29 de outubro, por meio do Projeto Soja Brasil, com o intuito de acompanhar a maior safra da história. Técnicos da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ( Embrapa) irão conferir o desenvolvimento das lavouras e apontar soluções para os problemas enfrentados pelos produtores. Além disso, equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MT) levarão capacitação para trabalhadores do campo.

No roteiro da expedição - de outubro até março de 2013 – constam estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Somente na primeira etapa, em um mês, serão visitados 19 municípios em quatro estados brasileiros líderes na produção agrícola.

A Expedição Soja Brasil dá sequência ao projeto iniciado em junho deste ano, que teve a primeira fase encerrada no dia 18 de outubro com o Fórum Soja Brasil em Londrina (PR). Ao todo foram quatro fóruns com temas relacionados ao dia a dia no campo como as relações trabalhistas (Sinop), os impactos do novo Código Florestal na produção agrícola (Esteio/RS), os riscos e consequências do mercado em alta (São Gabriel do Oeste/MS) e, por último, a necessidade de uma política para os insumos agrícolas (Londrina/PR).

Além dos fóruns no Brasil, o projeto também realizou uma etapa nos Estados Unidos, no início de setembro, quando técnicos, produtores e jornalistas brasileiros percorreram cinco estados norte-americanos por uma semana, conferindo os impactos da seca nas lavouras que têm levado inclusive a um novo cenário mundial.

“Ficamos impactados com a receptividade que tivemos por onde passamos e realizados por vermos o quanto a iniciativa inédita e essa parceria tem dado resultados imediatos. Seguimos confiantes que a expedição será um sucesso, pois montamos uma equipe de peso e os produtores estão receptivos”, afirma o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, idealizador do projeto.

Outro evento realizado na primeira fase foi o lançamento do plantio da safra (2012/13) que ocorreu pela primeira vez e teve a capital nacional do agronegócio, a cidade de Sorriso (MT), como palco.

A fase da expedição começa em Vilhena (RO), apontada como a nova fronteira do plantio de soja e por ser rota de escoamento da safra para o norte do país. Logo depois, o maior produtor de soja do país entra na rota. Mato Grosso terá 13 municípios percorridos que se destacam por vários fatores como a cidade de Campos de Júlio que foi a primeira no Brasil a receber uma usina de etanol de milho; Sapezal que é a região dos grandes produtores; Diamantino, considerado o berço da soja em Mato Grosso e que abriga áreas de produção de soja em terras indígenas, e ainda Ipiranga do Norte que possui o maior assentamento da América Latina e a região de Alto Garças que concentra maior parte da produção de sementes do país, entre outros.

O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil – entidade que congrega estados responsáveis por cerca de 70% da produção do grão - e do Senar Mato Grosso, com coordenação técnica da Embrapa e apoio do Senar Goiás e Senar Mato Grosso do Sul. O patrocínio é das empresas BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet