Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Debate sobre agricultura de precisão une setor primário

Herbicidas utilizados de forma equivocada e tecnologias mal aproveitadas podem afetar a produtividade do campo, principalmente de pequenos produtores. Foi para informar aos agricultores sobre a importância de utilizar as novas tecnologias rurais ao seu favor que o Sindicato Rural Patronal de Cascavel, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), realizaram ontem o evento Agricultura e Precisão, sediado na FAG (Faculdade Assis Gurgacz).

De acordo com o agricultor e diretor do Sindicato Rural Patronal de Cascavel, Paulo Cezar Vallini, a partir de equipamentos que fazem a análise do solo em conjunto com a distribuição correta dos insumos e das sementes é que a produtividade das pequenas propriedades pode ser expandida. “Não há mais como expandir as áreas, por isso é necessário aumentar a produtividade, e existem ferramentas que auxiliam nisso”, ressaltou.

Para o superintendente do Senar, Ronei Volpi, é necessário otimizar todo o processo de produção para que a produtividade seja expandida. “É preciso semear bem e plantar bem, reduzindo os custos e ganhando em produtividade. Um herbicida mal utilizado, por exemplo, traz danos desnecessários e prejudica a produtividade”, exemplificou.

Ronei reforçou que o seminário é realizado nos principais estados de maior produção, para que o uso da tecnologia seja desmitificado. “Os pequenos produtores acham que é algo caro, e não é. Pelo contrário, o uso das tecnologias é essencial justamente para os pequenos produtores, porque não adianta ter uma grande propriedade e não ter produtividade”, complementou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet