Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Empreendedores estão confiantes com papel de ferrovia em construção

A expressiva demanda e os valores ofertados pelos mais variados segmentos empresariais para garantir um espaço nos lotes disponibilizados pela Valec para aluguel nos Pátios Multimodais, no Estado do Tocantins, demonstram, claramente, a confiança que eles estão depositando no papel a ser desempenhado pela Ferrovia no contexto da atividade econômica do País e a importância que o projeto tem para a interligação das Regiões Norte e Nordeste com o Sul e o Sudeste, e o próprio Centro-Oeste, para o desenvolvimento autossustentável do Brasil.

Por conta disso, a licitação realizada em julho último para o arrendamento de lotes no Terminal Multimodal de Palmas/Porto Nacional se constituiu em uma agradável surpresa para a Valec, tornando-se uma referência para o que poderá ocorrer também com a licitação dos lotes do Pátio de Gurupi e os cinco Pátios Multimodais que estão em fase de construção no Estado de Goiás.

Vale ressaltar também que o desenvolvimento da capacidade de planejamento integrado nos sistemas de transporte tem sido pauta das discussões do Governo Federal e consequente ponto de enfoque das políticas públicas que visam á melhoria do escoamento da produção e buscam soluções para os gargalos logísticos. Estas decisões vêm sendo balizadas pela demanda do mercado atual, que visa baixar seus custos e consequentemente aumentar sua competitividade internacional.

Sendo o transporte elemento principal nesta composição de custos logísticos, as empresas têm buscado intensificar as soluções multimodais, argumento suficiente para respaldar este interesse pelas ferrovias e o cenário de aumento de preço no que se refere aos arrendamentos dos lotes nos Pátios Terminais.
Neste contexto, a VALEC tem e terá o papel de facilitadora destas políticas, a exemplo das perspectivas traçadas e sua intenção de se implantar um modelo de exploração ferroviária “aberto”, onde a missão é locar e vender a capacidade de carga.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet