Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Nova solução

Briquete é usado como fonte de energia sustentável

Foto: Reprodução

Briquete é usado como fonte de energia sustentável
A Embrapa Agroenergia, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), incentiva a produção de briquetes como alternativa energética. O material é feito a partir de biomassas como a casca de arroz, bagaço e sementes de uva, bagaço de cana, serragem de pinus e de eucalipto, casca de babaçu e de café, resíduos de couro e de casca de amendoim.

“As tecnologias são alternativas que trazem benefícios sociais, econômicos e ambientais. A produção e utilização dos briquetes geram economia e complementam a renda dos produtores rurais. São materiais mais higiênicos, mais fáceis de transportar, armazenar e manusear. Além disso, o uso dos briquetes evita a queimada de lenha a céu aberto e ajuda na preservação do meio ambiente’’, destaca o pesquisador da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha. “A Embrapa está incentivando o uso dessa tecnologia como uma solução inovadora e se caracteriza como um processo sustentável”, completa.

Para os consumidores, é também uma excelente alternativa, pois têm menor volume e sua concentração energética é maior do que a lenha natural. O material pode ser encontrado em todas as regiões do Brasil e é utilizado em estabelecimentos que usam forno ou caldeiras, como pizzarias, padarias, hotéis, olarias ou cerâmica, laticínios, frigoríficos, indústrias de gesso, cimento e de produtos químicos. As cinzas resultantes da queima dos briquetes também podem ser utilizadas como adubos em hortas, jardins e pomares.

De acordo com o coordenador de Agroenergia do Mapa, João Abreu, a Lei de Resíduos Sólidos, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, obriga as indústrias e os produtores rurais a dar uma destinação adequada aos resíduos por elas produzidos até 2014. “Com a nova legislação, parte dos resíduos que seriam descartados nos lixões terá que ser reaproveitado na produção de briquetes ou outras fontes de geração de energia. Isso vai estimular as indústrias e os agricultores a buscar métodos alternativos de utilização, disposição ou reciclagem”, frisou.

O briquete é um biocombustível sólido, oriundo de um processo de fabricação, feitos a partir da compactação de resíduos ligno-celulósicos, sob pressão e temperatura elevadas. Para satisfazer as condições de fabricação do briquete, o resíduo precisa estar de acordo com percentual de umidade aceitável, e tamanho das partículas (granulometria). “A briquetagem é uma forma bastante eficiente para concentrar a energia disponível da biomassa”.

Na fabricação de briquete, as matérias-primas utilizadas podem ser: serragem, maravalha, casca de arroz, palha de milho, sabugo, bagaço de cana-de-açúcar, casca de algodão, casca de café, feno de braquiaria entre outros. O diâmetro do briquete para queima em caldeiras, fornos e lareiras é de 70 mm a 100 mm e com comprimento de 250 mm a 400 mm. 1 tonelada de briquete corresponde a 6 m³ de lenha com umidade entre 35 a 45%. Embora variáveis, os briquetes feitos no Brasil tem uma densidade aparente de 1,0 t/m3 a 1,5 t/m3, um Poder Calorífico Superior de 4000 kcal/kg a 4800 kcal/kg, uma umidade entre 6 a 10%, densidade a granel de 600 kg/m3 a 900kg/m3, teores de voláteis de 81%, cinzas de 1,2% e carbono fixo de 18,8%. No Brasil, a serragem tem uma densidade a granel entre 140 kg/m3 a 400 kg/m3, umidade de 15% a 55% base úmida e cores que variam do amarelo claro originária do Pinus sp seco até o marrom escuro da massaranduba úmida.


O passo a passo dos briquetes
Os interessados na produção de briquetes podem assistir a um vídeo e ouvir um programa de rádio sobre a tecnologia no site da Embrapa Agroenergia (www.embrapa.br/cnpae).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet