Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Simpósio Estadual de Agroenergia debate panorama do setor

O Simpósio Estadual de Agroenergia e a IV Reunião Técnica de Agroenergia foram lançados nesta terça-feira (23), na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. Os eventos acontecerão no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), de 6 a 8 de novembro. 

Na oportunidade, o engenheiro agrônomo e coordenador do Simpósio pela Emater/RS-Ascar, Alencar Paulo Rugeri, apresentou um panorama da produção de biocombustíveis no Rio Grande do Sul e no Brasil.

“Com uma produção de cerca de 860 milhões de litros de biodiesel em 2011, o que representa 32% da produção nacional, o Rio Grande do Sul é o maior produtor do país. Mais de 57 mil agricultores familiares participaram, no ano passado, do PNPB (Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel) como fornecedores de matéria-prima, o que demonstra a grande inserção da agricultura familiar na cadeia dos biocombustíveis”, destacou Rugeri, que também chamou a atenção para as fragilidades encontradas na produção de etanol no Estado, que possui uma única indústria. “E é justamente o potencial e os gargalos da produção de biocombustíveis no Rio Grande do Sul que serão debatidas durante o Simpósio”, explicou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar.

O diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos, destacou o grande envolvimento da instituição com o tema agroenergia. “Metade das estações experimentais da Fepagro tem algum trabalho sobre agroenergia”, salientou. Ao ressaltar a reestruturação da entidade, Rheinheimer anunciou a construção de uma biofábrica em Santa Maria, com recursos do BNDES, orçada em R$ 2 milhões. “O projeto já está na Secretária de Obras do Estado, e a biofábrica deve começar a operar em 2014. Com isso, não dependeremos de outros Estados para adquirirmos insumos biológicos”, disse.

Para o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pilon, o Simpósio de Agroenergia será importante não somente para se discutir os avanços nessa área, mas também para tratar da diversificação de culturas para a produção de biocombustíveis.

“A produção de biodiesel está alicerçada, basicamente, em cima da soja. Entretanto, existem outras culturas que podem ser exploradas, como o tungue, o girassol, a mamona e a canola”, destacou. Assim como Rugeri, Pilon também falou da necessidade de desenvolvimento da cadeia do etanol. “O Rio Grande do Sul produz menos de 2% do etanol que consome. O grande desafio é o empoderamento do Estado para sermos menos dependentes”, explicou. Ainda conforme Pilon, durante o Simpósio, serão divulgados cultivares de cana-de-açúcar recomendadas para o Rio Grande do Sul, com um formato de produção diferente da encontrada no centro do país.

A diversificação de culturas para a produção de biocombustíveis também foi abordada pelo presidente da Emater/RS, Lino De David. “Algumas culturas, como a canola e o girassol, são boas alternativas, pois aproveitam uma estrutura já existente de máquinas e equipamentos”, disse De David, referindo-se ao fato de essas culturas poderem ser cultivadas na mesma área, num sistema de rotação. “Para a produção do etanol, o desafio é mais complexo. E devemos pensar nesse produto não apenas para a produção de combustível, mas, principalmente, para a fabricação do plástico verde”, explicou. O presidente da Emater/RS também chamou a atenção para outra questão que será debatida durante o Simpósio. “A produção de biocombustíveis tem uma relação direta com a de alimentos. Este é um tema que não podemos tangenciar, ainda mais se levarmos em conta que a população mundial será de nove bilhões de pessoas em 2050”, explicou.

A promoção é da Emater/RS-Ascar, Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Embrapa Clima Temperado. Prestigiaram o lançamento do Simpósio o presidente da Emater/RS, Lino De David, e a diretora administrativa da Instituição, Silvana Dalmás, além de representantes de cada uma das entidades promotoras.

Mais informações sobre o Simpósio Estadual de Agroenergia podem ser obtidas no site http://www.emater.tche.br/site/area/simposio_agroenergia.php. O evento tem apoio das Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná, da Embrapa Agroenergia e da Universidade Regional Integrada - Campus Erechim.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet