Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Geral

Produção de frango na Tailândia deve recuar em 2013; veja gráfico

Estimulada pela reabertura de mercados fechados há quase uma década, a indústria avícola tailandesa voltou a investir no aumento da produção e, pelas estimativas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), tende a fechar 2012 com incremento de, praticamente, 15% no volume produzido – mesmo índice de expansão observado nas exportações de carne de frango.

Claro que o desejável é que o consumo interno evoluísse no mesmo ritmo da produção e das exportações para que tudo ficasse no “zero a zero”.

Mas não. Como ocorre no restante do mundo, inclusive no Brasil, a explosão de custos causada pelo déficit no abastecimento de milho e farelo de soja vem afetando o consumo. Daí a perspectiva de iniciar-se 2013 com um estoque de carne de frango mais de 150% superior ao da abertura de 2012. Ou 300% maior que o estoque inicial de 2011.

Sob tais circunstâncias, o USDA estima que a produção de carne de frango da Tailândia deve recuar no ano que vem para algo em torno de 1,450 milhão de toneladas. É um volume 6,5% menor que o esperado para 2012 mas, ainda assim, quase 7,5% maior que o de 2011, o que dá uma expansão média anual próxima de 4%.

Já as exportações tailandesas seguem em crescimento. Comparativamente a 2011, devem acumular em 2013 expansão de quase 25%.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet