Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

Atlas retrata realidade do campo brasileiro

O Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais (IBGE) retrata a complexa realidade do campo brasileiro no Atlas do Espaço Rural Brasileiro. Lançado na última semana, a publicação apresenta mapas e dados do Censo Agropecuário 2006 e das pesquisas populacionais, sociais, econômicas e ambientais do instituto, que apontam que o Brasil tem 5,2 milhões de propriedades rurais.

O Atlas mostra, por exemplo, os lugares onde o uso de maquinário é mais intenso e apresenta informações sobre as relações rural-urbano. Além disso, mostra como o processo de modernização da agropecuária passou de um momento de grande mecanização para um maior investimento em capital intelectual, que resultou em técnicas com maior eficiência e sustentabilidade no campo, como plantio diretor, transferência de embriões, entre outros.

De acordo com o chefe da Assessoria de Gestão Estratégia (AGE), Derli Dossa, nas 302 páginas do atlas é possível encontrar todo tipo de informação captada durante a realização do Censo Agropecuário 2006, divulgado em 2009. “A vantagem disso é que se você quiser fazer uma análise de alguma coisa da agropecuária no Brasil é só pesquisar no atlas”, explica Dossa.

Dividido em 10 capítulos, a publicação apresenta a evolução do espaço rural desde 1940 até as novas tecnologias do campo, passando por renda, custos, receitas e despesas com insumos. Algumas informações apresentadas no livro são que Agricultura familiar abrange 84,4% dos estabelecimentos, mas cobre apenas 24,3% da área; 70% do transporte de produtos é realizado por caminhão; e sementes adaptadas ao Cerrado resultam em aumento da produção de algodão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet