Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Geral

Programa do Senar garante permanência na terra

Após anos de espera em 2002, finalmente, dona Maria Ferreira de Oliveira, 66, conhecida como Senhorinha, e o marido, Valdivino Gonçalves de Oliveira, 72, conseguiram um pedaço de terra no Assentamento Bojuí, no município de Diamantino (200 km de Cuiabá). A comemoração logo deu lugar ao desânimo, pois nenhuma atividade ia para frente. O casal pensou até em desistir e buscar oportunidades na cidade. Entretanto, tudo mudou com a chegada do programa especial Negócio Certo Rural (NCR), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a prefeitura e sindicato rural do município.

A supervisora do Senar, Layra Toledo foi verificar essa história de perto. Ela acompanhou o Módulo 5 do NCR, ministrado pela instrutora do Senar, Joelma Varjão, para cerca de 30 assentados do local. Chegando a propriedade Nossa Senhora da Guia, do Assentamento Bojuí, onde ocorrem os encontros, logo percebeu a evolução do assentamento. "A dona Senhorinha já tem uma boa estrutura para ela morar e um espaço para realizar os encontros do programa e outras atividades que precisam de um espaço de apoio", lembrou Layra.

Segundo a assentada nem sempre foi assim. "Chegamos aqui com aquela vontade de trabalhar, mas não tinha muita coisa, morávamos em uma barraca de lona, depois de trabalhar muito conseguimos construir esta casa de material", revelou. Senhorinha destacou que enfrentaram outras dificuldades. "Tivemos plantações de arroz, milho e amendoim. Criamos gado também, fazíamos requeijão, rapadura e era aquela alegria, mas depois, com o passar do tempo a gente foi esmorecendo com algumas coisas. Hoje eu vejo que comecei com muitas coisas, mas não sabia administrar nada. Eu ia para um lado trabalhava, trabalhava daqui a pouco caia tudo, ia para outro, trabalhava e não dava nada certo", refletiu. "Com a chegada desse programa parece que acendeu uma luz no fundo do túnel", acreditou.

De acordo com Senhorinha a transformação teve início nos primeiros módulos, o ânimo voltou e com ele a vontade de permanecer na terra. "Eu esto com 66 anos, mas parece que agora que eu vou começar. Agora eu sei que o que eu for fazer eu sei administrar", destacou. "Agora, graças a Deus, graças ao programa e graças a nossa professora está dando tudo certo", comemorou. "Eu já estou pensando em comprar o gado de novo", afirmou com entusiasmo. Veja aqui o depoimento da assentada.

A responsável pelo programa no Estado, Juliana Mardegan, explica que o NCR é um programa de 46 horas que tem o objetivo de conhecer aspectos de gestão da propriedade rural, visando o empreendedorismo e o fortalecimento do agronegócio. Em 2012, o Senar-MT irá realizar até o final do ano 25 turmas, contemplando cerca de 750 pessoas em todas as regiões de Mato Grosso. "É um programa altamente inclusivo que possibilita a integração da família e sociedade, gera ideias de negócio, estimula o planejamento e organização das atividades e sem dúvida impacta através das mudanças de atitude com relação ao negócio pois desperta o empreendedorismo àqueles que participam".

O treinamento prevê seis encontros, sendo que o último é uma consultoria sobre Gestão da propriedade. No primeiro encontro os participantes realizam diagnóstico da propriedade e identificam ideias de negócio. No segundo encontro eles tem a responsabilidade de descrever o negócio, verificar a viabilidade do negócio, recebem uma consultoria e fazem a consolidação do plano de negócio. No terceiro encontro: Formalizar e Legalizar o negócio. No quarto encontro recebem informações de como organizar e administrar o negócio e antes da consultoria final realizam o quinto encontro para aprenderem como relacionar o negócio com o mercado.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet