Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Geral

Relatório aponta aumento de atendimentos do Senar em Mato Grosso

Na busca por oportunidades de melhorar a renda familiar o autônomo José Batista Pereira Pinto, 39, participou de diversos treinamentos oferecidos gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural de São José do Xingu (1200 km a Nordeste de Cuiabá). O último deles, Manejo e recuperação de pastagens, ocorreu no mês de agosto. "O Senar ajudou a mudar minha vida", contou o autônomo. "Os trabalhos que realizo devido à qualificação que passei pelo Senar contribui e muito para o sustento da minha família", destacou.

"A primeira vez que entrei em contato com o Senar foi há uns dois anos, quando fiz o curso de Doma racional de equinos, depois disso já fiz o curso de Agente sanitário em saúde animal, Rédeas de equinos, Artesanato com couro bovino e Cercas Elétricas"’, citou. "O conhecimento é o grande adversário da ignorância, por isso nunca vou parar de me capacitar", declarou. "Já estou de olho no treinamento de Jardinagem, quando abrir vou fazer", planeja João Batista.

Este é apenas um dos cases que constam no relatório do segundo quadrimestre do Senar-MT. A entidade aumentou em cerca de 53% o número de treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) realizados nos oito primeiros meses de 2012 se comparado ao mesmo período do ano passado. "O Senar sempre focou a qualidade em seus treinamentos, pois acreditamos que só por meio da Educação poderemos transformar a realidade da nossa região", explica o presidente do Conselho Administrativo do Senar, Rui Prado.

De acordo com Prado, de janeiro a agosto de 2011 a instituição de ensino rural realizou 1320 treinamentos, já nos oito primeiros meses de 2012 foram contabilizados 2503 eventos. "Para se ter uma ideia do que isso representa durante todo o ano de 2011 o Senar conseguiu capacitar em torno de 45 mil pessoas. Nesse ano, ainda faltando quatro meses para acabar 2012 já foram contemplados com cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar quase 40 mil pessoas", revelou o presidente.

Além dos treinamentos o Senar oferece Programas Especiais: Academia de Liderança, Campo Futuro, Empreendedor Rural, Jovem Aprendiz Rural, Negocio Certo Rural, Alfabetização de Jovens e Adultos, Apoena/Equoterapia, Inclusão Digital Rural, Sindicato Forte e Mutirão Rural da Cidadania.

O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (http://www.facebook.com/SenarMt) da instituição de ensino rural que está presente em todos os municípios de Mato Grosso, atuando em parceria com os 86 sindicatos rurais. Faz parte do Sistema Famato, assim como a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA-MT).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet