Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Geral

SDR e SENAR viabilizam curso de piscicultura

Produtores rurais das colônias Sítio e Osório (3º Distrito) participam durante toda esta semana, de 22 a 26 de outubro, de curso de piscicultura. De segunda a quarta-feira, o curso aborda a criação de peixe em água doce e, nos últimos dois dias, o processamento do pescado.

A atividade integra o Programa de Fomento à Piscicultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SDR) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Emater e Sindicato Rural de Pelotas.

Segundo a secretária da SDR, Rejane Jorge, o Programa é voltado a todos os produtores que têm açude em suas propriedades. “Por meio da piscicultura procuramos incentivar a diversificação de produção nas pequenas propriedades, possibilitando aumento da renda familiar e qualificação nutricional, através do consumo de peixe”, declara Rejane.

De acordo com o instrutor do Senar, especializado em criação de peixe, engenheiro agrônomo Fábio Miguens, o objetivo do curso é promover o aumento da produção de peixe nas propriedades que já possuem açude. “A utilização de determinadas técnicas pode viabilizar a produção de um a dois quilos de peixe por semana”, afima Miguens. O instrutor destaca ainda que o beneficiamento do pescado aumenta a vida útil do alimento, além de agregar valor para comercialização.

O Programa de Fomento à Piscicultura da SDR envolve também a distribuição, a preço de custo, de alevinos de diversas espécies aos produtores rurais. Atualmente encontram-se abertas as inscrições para aquisição dos peixes para criação nas administrações distritais do município.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet