Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Levantamento aponta para aumento na área cultivada com soja no Paraná

Os agricultores do Paraná se preparam para o início do plantio da safra. Um levantamento da Secretaria de Agricultura do estado aponta para aumento da área destinada ao cultivo da soja.

A cobertura de aveia bem adubada deixou o solo pronto para receber as sementes da safra de verão. Daqui a um mês, o agricultor Zeca Zardo, de Cascavel, irá plantar soja em 750 hectares, com aumento de 50% em relação ao ano passado.

O investimento pesado nas lavouras de soja é uma tendência em todo o Paraná. De acordo com a primeira estimativa da Secretaria de Agricultura, a área plantada com o grão na safra de verão 2012/2013 de 4,5 milhões de hectare deve ser a maior já destinada à cultura no estado. Houve aumento de 4% em relação a última safra. A produção deve chegar a 15 milhões de toneladas, com crescimento de 38%.

O milho e o feijão terão redução de área. Mas a expectativa é que mantenham uma boa produção, maior que a safra passada. No total, a safra de grãos do Paraná deve chegar a 22,3 milhões de toneladas, com aumento de 25% em um ano.

Os números refletem a boa fase na agricultura, com preços em alta e estoques mundiais baixos. O produtor enxerga a combinação como oportunidade. O agricultor Eduardo Martini começa o plantio daqui a duas semanas. Em princípio, serão cultivados 250 hectares de soja e 80 de milho. Mas a intenção é ampliar a área, arrendando terras pela vizinhança.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet