Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Artigos

Ferrovia: uma solução inteligente de transporte

Divulgação

Na vice presidência da Frente Parlamentar das Ferrovias da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo a cada dia sinto maior entusiasmo no sentido de apoiar as ações governamentais visando incentivar e promover o sistema de transporte ferroviário .

Infelizmente, durante muitos anos esse setor sofreu grave sucateamento com quase todas as linhas sendo abandonadas e faltando um mínimo de investimento para garantir a preservação da rede ferroviária existente. .

Quero destacar, entretanto, um acontecimento que representa importante passo para reativação desse setor: o Terminal Multimodal de Ribeirão Preto, inaugurado pela Copersucar em março último, completa seis meses de ocupação com importantes ganhos de produtividade na movimentação de açúcar , além de inegáveis benefícios ambientais e sociais .

Desde o início da atual safra o Terminal já movimentou 500mil toneladas de açúcar produzidos pelas Usinas associadas e da Região de Ribeirão Preto , principal pólo Sucroalcooleiro do Brasil.

O Terminal é parte do montante de 2 Bilhões de reais investidos pela Copersucar em grandes projetos de logística até 2015.

Esta ação , através desse terminal, permitiu a intensificação do uso da ferrovia para escoamento de produção de açúcar até o Porto de Santos. A capacidade de movimentação de carga aumentou de 150 mil toneladas de açúcar para 1 milhão e meio por ano até o Porto de Santos.

São grandes também os benefícios ambientais e sociais registrados desde o início das operações.

Só na safra 2012/2013 , estima-se a redução de 42 mil viagens de caminhões no trecho Ribeirão Preto-Santos, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes além de contribuir para maior segurança e mobilidade no trânsito rodoviário e urbano .

Tenho a informação que a Copersucar vai aumentar a participação do Modal Ferroviário de 50% para 70% do transporte de açúcar a granel até 2015 e o terminal é parte importante da estratégia de logística para diminuir os gargalos e representar uma ação concreta de sustentabilidade.

Com satisfação que registro esta ação de uso de nossas ferrovias, transmitindo cumprimentos ao presidente da Copersucar Paulo Roberto de Souza e esperando que esse exemplo seja imitado por outras entidades, empresas e, principalmente, pelos nossos governantes.

Investir no transporte ferroviário é medida inteligente, urgente e necessária....

Comentários no Facebook

Sitevip Internet