Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

O Papel do Indea na defesa Agropecuária do Estado de MT

O Instituto de defesa agropecuário INDEA-MT, foi criado a partir da Lei n º. 4.171 de 31 de Dezembro de 1979, o Instituto é vinculado a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar– Sedraf, e é o executor de Defesa Agropecuária em Mato Grosso. As ações do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado promovem a prevenção, o controle e a erradicação das pragas e doenças de animais e vegetais que contemplam interesses socioeconômicos para este Estado e são o tema de um extenso trabalho desempenhado pelos seus servidores ao longo de mais de 35 anos.

E uma das nossas lutas foi adquirir a confiança do nosso cliente, tratou-se de um processo de conquista, que envolveu muita educação sanitária, comunicação e energia. Esse talvez tenha sido o maior ganho da defesa agropecuária nesses anos todos, a conquista da confiança do produtor e do industrial da agropecuária. As campanhas de combate as enfermidades também tiveram mudanças significativas durante esse período, porém a não existência é a conseqüência de um grande trabalho da cadeia produtiva, seja ela agrícola ou pecuária. Existe no nosso meio uma máxima - "mais importante que ser livre de uma enfermidade é continuar livre dela". Manter a condição sanitária é mais difícil do que receber o reconhecimento de livre. Mato Grosso é o Estado do Agronegócio e tem papel importante na exportação de grãos e carne. Recebe anualmente missões nacionais e internacionais de auditoria.

Poderia destacar o trabalho dos profissionais do Indea e a parceria com os órgãos nacionais e internacionais. Esse é um trabalho heróico, com as dimensões do nosso estado, com o grande número de municípios e até de um país como vizinhos e a diversidade de produção, só um grupo como o do Indea para conseguir tal resultado. O processo de parceria é fundamental para o nosso trabalho. Ter as entidades que representam a produção, os órgãos afins e a sociedade como um todo como parceiros é o nosso grande diferencial. Os resultados obtidos são frutos dessa integração, pois sozinho ninguém vive. Como poderíamos manter nossa condição sanitária na divisa com a Bolívia sem a parceria com os produtores daquele país? Como poderíamos capacitar nossos colegas sem a parceria com o Mapa e os Organismos Internacionais? Como manter o produtor informado sem a parceria com a imprensa?

O trabalho de fiscalização do trânsito de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal é um dos mais importantes no trabalho da defesa agropecuária, pois é ele que nos dá a dimensão do que está acontecendo na dinâmica da produção, é ele quem nos indica o que fazer para deter as possíveis arbitrariedades dos produtores e da indústria da agropecuária. Hoje uma das dificuldades que a autarquia enfrenta é justamente em promover a capacitação e aperfeiçoamento dos recursos humanos na área de defesa agropecuária, pois como outros órgãos sofreram com o contingenciamento de recursos que levariam o servidor a um aperfeiçoamento contínuo através de cursos e reciclagem. Hoje há uma cobrança por parte do pequeno ou grande produtor aos servidores do Indea uma prestação de serviço exemplar, o que em sua maioria é atendido, entretanto desconhece que se o servidor deseja realmente contribuir com a sociedade tem procurado recursos próprios para se atualizar, estudar se aperfeiçoar.

Esses trabalhos mencionados o próximo governo deve reconhecer como um dos mais valorosos para a economia Mato-grossense, haja vista o PIB (Produto Interno Bruto) estar atrelado até o tutano ao agronegócio. A sociedade civil deve ter conhecimento que o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso – INDEA/MT executa atividades em todos os segmentos agropecuários, tais como: Defesa Sanitária Animal, Defesa Sanitária Vegetal, Fiscalização do Comércio e Trânsito de Agrotóxicos, Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal e Fiscalização do Transito de Animais, Vegetais, e seus Produtos e Subprodutos, Agrotóxicos e Madeiras. A atividade de fiscalização é desenvolvida ininterruptamente, durante todo o ano, em postos de fiscalização localizados nas fronteiras com os estados vizinhos ao nosso Estado. Além dos postos de fiscalização o INDEA/MT atua em sete barreiras sanitárias localizadas na fronteira com a Bolívia (Marphil, Ponta do Aterro, Fortuna, Avião Caído, Las Petas, Corixa e Corixinha). Efetua ainda a vacinação contra febre aftosa no rebanho bovino na região de fronteira com a Bolívia. O serviço de fiscalização é imprescindível para garantir a sanidade animal e vegetal, salvaguardando a economia do Estado, bem como para cumprir exigências de Convênios firmados com a União.

A campanha de vacinação contra Febre Aftosa é coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Mato Grosso (SFA/MT) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa). Mato Grosso é reconhecido mundialmente como livre de febre aftosa com vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) há mais de 15 anos.

O conjunto da agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, com a facilidade de obter insumos para uma agricultura sustentável tudo se torna mais viável ao setor, com uma vasta área de opções o agricultor e o pecuarista levam vantagem em escolher ou vender produtos para lavoura e o gado.

Vários fatores favorecem o crescimento dos produtos agropecuários, tais como grãos, carnes, frutas, ovos, leite, dentre outros que abastecem o mercado interno e externo. Com uma área verde extensa o Brasil leva vantagem e tem uma excelente produção rural, com a terra bem fertilizada e com verbas liberadas para o investimento, isso leva a uma produção crescente, fazendo com que os produtos agropecuários desempenham um papel importante na economia nacional tanto na geração de renda como emprego cabendo ao INDEA manter a sanidade dos alimentos que o Brasileiro e o Mato-grossense levam a sua mesa.

MAX MAGNO DE CAMPOS é Servidor Público e Militante Político Jovem.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet