Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Artigos

Um momento histórico de representação política

Assessoria Aprosoja MT

No dia 5 de outubro, os brasileiros irão exercer, mais uma vez, o direito de escolher seus governantes. Presidente, governador, vice-governador, senadores e deputados federais serão eleitos no intuito de trabalhar pelo país e por seus estados, buscando melhorias para a população. Em Mato Grosso, as chapas que concorrerão a estes cargos já estão definidas e o agronegócio está representado.

Três lideranças da Aprosoja-MT colocaram seus nomes à disposição nesta eleição: Carlos Fávaro, candidato a vice-governador pelo PP; Rui Prado, candidato a senador pelo PSD; e Rogério Salles, candidato a deputado federal pelo PSDB. Todos são ex-presidentes da associação e, mesmo em composições diferentes no pleito eleitoral, têm o objetivo comum de garantir que demandas dos produtores rurais de Mato Grosso possam ser discutidas com mais importância.

Pela primeira vez, o setor está sendo representado de forma rica e democrática. São diversas legendas disputando diversos cargos, e isso faz com que o eleitor possa escolher o candidato que tem os melhores projetos para Mato Grosso. O importante é que o produtor rural será representado, do pequeno agricultor familiar até o grande empresário do agronegócio.

A disponibilidade destas três lideranças para disputar cargos nas eleições de outubro demonstra, acima de tudo, um amadurecimento político do setor. À frente de associações e federações, nossos líderes trabalham diretamente com o produtor rural e buscam, junto aos governos estadual e federal, melhorias para o setor.

Quando se colocam à disposição dos eleitores para o trabalho “no outro lado do balcão”, mostram que entenderam a necessidade de dar um passo a mais em busca de políticas públicas capazes de solucionar gargalos históricos, que não apenas prejudicam a produção de alimentos mas também impactam de forma negativa sobre as populações dos nossos municípios. Se eleitos, eles terão a chance de tirar do papel uma série de pleitos que não produtores e especialistas do setor entendem como essenciais.

A população de Mato Grosso ganha três nomes de peso como opção de representação política. São três homens há vários anos dedicados a melhorar as condições do nosso setor e imbuídos em levar a excelência da que já alcançamos no campo para outros setores da vida social. Estaremos em boas mãos.



* Ricardo Tomczyk é produtor rural em Rondonópolis e presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

Comentários no Facebook

Sitevip Internet