Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Artigos

Campeonato dos feirantes

No dia 19 de maio, terá início a mais um campeonato dos feirantes, realizado ao lado do próprio Mercado do Porto, em um campo modesto, denominado campo do bode, porém, com uma organização e, disciplina, de dar inveja a qualquer Federação Desportiva. Os organizadores deste evento sui generis, são os feirantes: Reginaldo Souza (Regis) e o senhor Rainer Inácio Simão (Marquinhos) e, o que é mais importante, quase tudo, é feito com recursos próprios, recebendo apenas algum tipo de ajuda do poder público, de forma subliminar. O homenageado deste ano trata-se de um dos feirantes mais antigos e, dedicados, reporto-me, ao senhor Vandir Lopes, além de ser, um grande feirante, sempre lutou pelo crescimento deste mercado, trata-se de um homem simples, desprovido de qualquer tipo de vaidade pessoal, alguém que, mesmo se estivesse enfrentando qualquer tipo de problema pessoal que fosse; sempre recebeu as pessoas em sua banca, com um sorriso estampado no rosto, como se nada tivesse acontecido. A escolha do seu nome foi acertada, fazendo jus a alguém, que sempre esteve presente neste mercado, muito antigo, vendendo, não apenas hortifrutigranjeiros, mais do que isso, vendendo simpatia e otimismo.

Este campeonato é conhecido como o maior campeonato de várzea do mundo, está em sua nona edição e, será realizado no dia 19 de maio; a abertura oficial, contando com a participação de 10 equipes, que irão jogar em duas chaves distintas de 5 em 5 equipes, o jogo final, acontecerá no dia 25 de agosto, dia em que se comemora o dia dos feirantes, nada mais justo.

Este campeonato sui generis, tem suas particularidades, primeiro por acontecer ao lado do próprio Mercado do Porto, no antigo campo do bode, quem nasceu neste querido bairro, deve saber do que estou falando.

Em segundo lugar, ajudou e muito aos próprios feirantes, que não precisam se deslocar para locais mais distantes, para a prática desse esporte milenar o futebol, para quem não gosta de jogar, restará à possibilidade de assistir de camarote, a este megaevento esportivo de bairro.

Os senhores organizadores desta nona edição, do campeonato de várzea dos feirantes, os senhores Reginaldo Souza (Regis) e, o senhor Rainer Inácio Simão (Marquinhos), foram felizes, na escolha do homenageado deste ano, o senhor Vandir Lopes, por se tratar de alguém simples, humilde, porém, sempre vestiu a camisa dos feirantes, não só trabalhando naquele espaço, como também brigando no bom sentido é claro, por melhorias substanciais ao próprio espaço físico do mercado.

Sou saudosista sim, pois meu pai Licio Malheiros in memoriam, quando em vida, era um verdadeiro apaixonado por essa feira do Mercado do Porto, levava-me sempre lá e, assim fiquei conhecendo pessoas maravilhosas; assim como o próprio homenageado deste ano o senhor Vandir, por quem meu pai tinha verdadeira admiração, assim como, pelo senhor José Galdino da Silva conhecido como Dedé, meu pai, o tinha como filho, e assim acabamos ficando verdadeiros amigos, meu pai partiu desta para uma melhor, porém, deixou-nos um legado de amizade e carinho por essas pessoas maravilhosas.

Temos certeza, que com todos esses ingredientes que permeiam esse evento, o nono campeonato dos feirantes do Mercado do Porto, será por certo um verdadeiro sucesso, e atrairá, para essa praça esportiva, um grande número de pessoas, para assistir a mais este campeonato empreendedor, formado por pequenos feirantes, geradores de emprego e renda.

Parabéns, a mais este megaevento, que mostra para o resto do Brasil, como fazer um campeonato de futebol de qualidade, gastando quase nada, tendo como objetivo principal a aproximação das pessoas.

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)

Comentários no Facebook

Sitevip Internet