Imprimir

Notícias / Economia

Vendas de veículos novos no Estado crescem 16% em 2019

Da Redação - Thaís Fávaro

Um levantamento feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), mostrou que a venda de veículos novos em Mato Grosso cresceu 16,13% em janeiro de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. Foram emplacadas 8.252 unidades neste início de ano e 7.106 em janeiro do ano passado.

Leia mais
Venda de veículos em Mato Grosso cresce mais que o dobro do país

A venda de caminhões apresentou alta de 57,36%, sendo 310 unidades vendidas no início do ano e 197 em janeiro de 2018. Já a venda de ônibus registrou um volume menor, ao todo foram 33 unidades em 2019 em comparação a seis unidades vendidas em janeiro de 2018.
 
Auto e comerciais leves

O maior volume de vendas se concentra no segmento de autos e comerciais leves. As 3.754 unidades vendidas nos primeiros 30 dias de 2019 superou o mesmo mês de 2018. Neste caso, a alta é de 9,45%.

Segundo os dados, no primeiro mês deste ano foram vendidos no estado 6.083 veículos novos, contra 3.515 comercializados em janeiro de 2018.

Motos

Já as vendas de motos atingiram 3.417 unidades em janeiro deste ano, um crescimento de 18,24% em relação a janeiro de 2018, quando foram vendidas 2.890 unidades.

Dezembro

Na comparação de janeiro com dezembro do ano passado, quando foram vendidas 9.428 unidades, houve uma retração de 12,47%.

Análise 

Para Paulo Boscolo, diretor da Fenabrave – Regional Mato Grosso, o desempenho de janeiro reforça a expectativa positiva do setor para 2019. Ele enumera alguns fatores importantes. "A queda contínua da inadimplência, tanto para pessoa física quanto jurídica, aliada ao aumento da confiança do consumidor influenciaram no resultado deste primeiro mês, na comparação com igual período de 2018", analisa.

Sobre a queda em relação a dezembro, Boscolo acredita que o período de férias tem grande influência aliada ao fato de muitos servidores públicos estarem inseguros quanto a novas aquisições, já que há atrasos salariais em âmbito estadual.

O diretor explica ainda que a taxa de crescimento em relação aos meses de janeiro é acentuada, em partes, por conta da base de comparação baixa. "O setor começou a se recuperar após quatro anos de queda. Estamos em uma crescente, é claro, mas nos mantemos atentos a todos os sinais da economia, ou seja, comemorando com cautela."

Já sobre as vendas de caminhões, os proprietários de concessionárias destes veículos, explicam que o aumento tem relação ao crescimento da produção agrícola e com a greve dos caminhoneiros, ocorrida em maio de 2018. Uma das exigências da categoria para encerrar a paralisação foi o tabelamento dos preços do frete, que provocou aumento no custo do transporte de cargas e levou empresas a comprarem frota própria.

Preocupação 

Uma situação preocupa o setor de distribuição de veículos. Parte do crescimento nas vendas também se deve a negócios fechados diretamente com as montadoras. Assim, a faturamento das concessionárias não segue o mesmo ritmo que as vendas. Diretor da Fenabrave-MT, Manoel Guedes, explica que, a médio prazo, o pequeno desconto oferecido na venda direta, o que varia conforme o modelo do carro, pode ter consequências ruins para o consumidor.  "Comprar direto da fábrica tende a dificultar o acesso à rede de atendimento, uma vez que o número de concessionárias está caindo rapidamente com o declínio das vendas. Em médio prazo, com a queda no faturamento, elimina-se pontos de assistência e de pós-venda, dificultando acesso às revisões ou outros serviços", pontua.

Nesse tipo de venda, a entrega do carro é feita por uma concessionária, que é remunerada por isso. No entanto, essa comissão costuma ser bem menor do que a recebida pela loja que faz a operação.  
 
 
Imprimir