Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Sorriso: "Capital Nacional do Agronegócio"; respaldo de Valtenir garante agilidade e Dilma sanciona lei

Após aprovação do Projeto de Lei na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) de relatoria do deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT), a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.724 de 16 de outubro de 2012, que confere ao município de Sorriso, em Mato Grosso, o título de Capital Nacional do Agronegócio. A sanção da presidenta foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).

O projeto oriundo do Senado Federal, de autoria da então senadora Serys Slhessanrenko, propõe a homenagem cívica ao município de Sorriso proposto em razão do município ser o maior produtor de grãos do Brasil, tendo no agronegócio sua atividade econômica principal.

Para Valtenir, a aprovação dessa Lei demonstra a importância do município de Sorriso para o País como o maior produtor de grãos. Além disso, é uma forma que o Brasil tem de homenagear e reconhecer a potencialidade do município de Sorriso e do estado de Mato Grosso pela contribuição que o município dá para o desenvolvimento do País.

Iniciativa

A iniciativa foi do vereador Luis Fabio Marchioro (PDT) de Sorriso, em conjunto com os demais vereadores, que propuseram a lei municipal 1.893/2010, que tornou oficial o título de reconhecimento de sua potencialidade em nível de município. Na justificativa do projeto o vereador embasou a proposta com dados sobre a produção agrícola de 2 milhões de toneladas de soja, 600 mil hectares da oleaginosa plantados anualmente, a concentração de empresas de pesquisa do mundo todo no município, a presença de todos os fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, a presença de praticamente todas as multinacionais do ramo de defensivo agrícola e ainda o único município que conta com um escritório da Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM & F) fora de São Paulo.

O parlamentar lembra da articulação que começou ainda em 2010, quando foi a Brasília bater em gabinetes de representantes do estado e encontrou respaldo no deputado federal Valtenir Pereira (PSB) e na então Senadora Serys Marly (PT). “O projeto do Senado andou mais rápido e passou pelas comissões tanto do Senado como da Câmara dos Deputados e há cerca de 20 dias foi enviado para sanção da presidente Dilma Roussef, que aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 16”, explicou Luis Fabio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet