Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Geral

VEJA QUAIS

MT tem 4 marcas de café impróprias para consumo, aponta Ministério da Agricultura e Pecuária

Foto: reprodução

MT tem 4 marcas de café impróprias para consumo, aponta Ministério da Agricultura e Pecuária
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontou que quatro marcas de café em Mato Grosso estão impróprios para consumo devido à matérias estranhas e impurezas ou elementos estranhos que foram encontradas nos produtos.


Leia também:
"Não tem nenhuma chance de dar certo", diz ex-presidente do 'Banco do Brics' sobre taxação dos super-ricos

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. 
A ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos. 

Os lotes do café são das marcas Aroma Premium, Casão e Quitada. Nos produtos foram constatados a presença de impurezas acima do limite legal. Já o café Made In Brazil é embalado em São Paulo mas também é distribuído em Mato Grosso.

Proprietário do Café Casão, Claudemir Franzoni, afirmou que apenas o lote 90 foi recolhido. Ressaltou ainda que a empresa atua de forma transparente e com devidos cuidados com relação ao processamento e preparo do produto. Franzoni também esclareceu que um recurso foi aberto na Justiça com o intuito de mostrar que a empresa está atuando conforme as medidas sanitárias exigidas. Atualmente o recurso encontra para ser julgado. Todas as medidas cabíveis referente ao lote 90 já foram tomadas. Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.  

Ainda, caso encontrem algum desses lotes sendo comercializados, o Ministério solicita que seja comunicado imediatamente pelo canal oficial Fala.BR, informando o estabelecimento e endereço onde foi adquirido o produto. 

As fiscalizações de café torrado e moído no mercado interno é realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária.

"O Mapa reforça seu compromisso com a segurança dos alimentos e a qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, e continuará atuando de forma vigilante em todo o Brasil para coibir irregularidades observadas em café torrado e moído, para garantir a integridade e a confiança dos consumidores na indústria de café.", disse o Ministério.

 
Tabela - marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet