Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

NORTE SHOW 2024

Palestras na Norte Show discutem impacto climático e qualidade da carne bovina

Foto: Divulgação

Palestras na Norte Show discutem impacto climático e qualidade da carne bovina
A Norte Show 2024, acontece no mês de abril, nos dias 16 a 19, no Parque de Exposições da Acrinorte, em Sinop (a 480 km de Cuiabá), e trará discussões sobre o impacto climático no agronegócio. Um dos palestrantes presentes no evento é o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, Cornélio Zollin, que abordará a temática no painel “Como preparar a fazenda para conviver com as mudanças no clima?”, dia 19 de abril.

Leia mais
'Batemos o recorde de abertura de mercado', comemora Fávaro com aumento de exportação do agro


A quebra da safra de grãos 2023/2024 em 15,6%, resultando numa colheita de 15 milhões de toneladas a menos do que na temporada passada tem levado muitos agricultores a se preocuparem com os impactos da mudança climática nas lavouras mato-grossenses nos próximos ciclos. A seca afetou o plantio da soja e o excesso de chuvas em algumas regiões atrasou a colheita e prejudicou as lavouras de milho de segunda safra.

O último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou ainda que a produtividade da atual safra será 13,9% menor e com redução de 2% na área plantada impactando diretamente a soja, milho, feijão e girassol.

A palestra de Cornélio trará essa temática e ele irá apontar as alternativas de mitigação de danos com ferramentas agronômicas. O manejo de excelência do solo e o uso de informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) são fundamentais para reduzir os riscos de perdas. O painel acontece no auditório Agroinsumos, dia 19 de abril, a partir das 13h30.

Antes, no dia 17 de abril, às 13h30, o consultor Roberto Barcellos vai ministrar o painel “Carne de Qualidade ou Carne de Commodity? Tendências da Pecuária de Corte do Brasil”. Ele vai indicar aos pecuaristas os dois caminhos a seguir: ou produz carne de qualidade ou carne de baixo custo aos consumidores, ou seja, um mercado de boi “on demand”.

Para Barcellos, a pecuária vive uma nova era de padronizar o gado não apenas por fora, a carcaça, olhar a seleção genética, mas avaliar o animal para dentro com uso de tecnologia de ultrassom da carcaça buscando aumentar a produção de gado commodities e também para uma consistência maior para carne de qualidade.

“É a pecuária de precisão. Mas hoje eu tenho uma grande despadronização por dentro e essa padronização por dentro vai me fazer mais eficiente se eu quiser ser um produtor de commodity ou mais consistente se eu quiser ter a excelência da carne de qualidade”, afirmou Roberto.

(Com informações da assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet