Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

expansão

'Batemos o recorde de abertura de mercado', comemora Fávaro com aumento de exportação do agro

Foto: Reprodução

'Batemos o recorde de abertura de mercado', comemora Fávaro com aumento de exportação do agro
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou visita aos estandes da Show Safra que está sendo realizada na cidade de Lucas do Rio Verde (334 km de Cuiabá), na terça-feira (19), e comemorou a expansão de mercados no exterior para exportação de produtos do agro. 

Leia também
Seis frigoríficos de MT são habilitados para vender carne à China


“Batemos o recorde de abertura de mercados. Hoje completamos 100 novos mercados. São novas oportunidades de negócio em 49 países. Retomamos as parcerias comerciais no exterior e aumentamos as perspectivas para o setor”, informou Fávaro. 

Ainda, o ministro Carlos Fávaro anunciou a habilitação da planta frigorífica da BRF para exportação de carne de aves para o Reino Unido.

Neste mês, seis frigoríficos de Mato Grosso foram habilitados para vender carnes à China, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os envios serão realizados por três empresas.  Os frigoríficos autorizados ficam nas cidades Colíder, Várzea Grande, Diamantino, Confresa, Alta Floresta e Pontes e Lacerda.

Com as novas habilitações, já são 14 frigoríficos no Estado com autorização para a transação comercial. 

"Estamos trazendo hoje uma novidade. Botamos de volta o pé na Europa. O Brasil lidera a comercialização de carne no mundo, quase 40% do consumo de carne de frango no mundo é produzido aqui no Brasil. Temos potencial para crescer ainda mais”, pontuou o ministro. 

A planta frigorífica também voltou a ser habilitada para exportação da China. “A BRF de Lucas do Rio Verde estava com sua habilitação de exportação para China suspensa, que é um ótimo mercado consumidor e um bom remunerador. Com a ajuda do presidente Lula, que fez a interlocução de alto nível, nós entramos com muito trabalho e dedicação, para ampliar as oportunidades de negócio aqui”, explicou o ministro Fávaro. 

O CEO da BRF, Miguel Gularte, informou que a nova oportunidade no Reino Unido irá ampliar a demanda da planta de Lucas do Rio Verde e ampliar as oportunidades na região. A expectativa é que aumente em 50% o número de abate de frango, saindo de 300 mil animais por dia para 450 mil. Ainda, ocorrerá investimentos na produção de processados, que agregam valor na produção. 

Também foi pautado pelo ministro Fávaro os avanços na certificação eletrônica para proteínas animais. “Isso vai superar a burocracia, vai ganhar tempo com as exportações brasileiras e vamos poder avançar ainda mais no mercado externo”, reforçou Fávaro. Está previsto, ainda, o desenvolvimento de uma certificação digital para a exportação de grãos, para ajudar o setor. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet