Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Economia

Brasil e Argentina derrubam crescimento do PIB latino-americano

Brasil e Argentina puxarão para baixo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina e Caribe em 2012, de acordo com projeção da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) da Organização das Nações Unidas (ONU).


Enquanto toda a região deverá ter crescimento de 3,1% em 2012, o Brasil deverá fechar o ano com crescimento de 1,2%. Já a Argentina terá aumento de 2,2% no PIB. Excluindo as influências das duas maiores economias da região, a expansão do bloco seria de 4,3%.

O impacto dos dois países no desempenho de todo o continente é significativo, já que juntos representam 41,5% do PIB da América Latina e Caribe.

A contração do investimento tem participação expressiva no fraco desempenho brasileiro e argentino. No Brasil a queda na formação bruta de capital fixo é de 3,9% nos três primeiros trimestres do ano, em comparação com igual período de 2011, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na contramão, a taxa de investimento da América Latina e Caribe em relação ao PIB da região chegará a 22,9% em 2012, porcentagem mais alta registrada desde 1981, segundo a Cepal. “O investimento se voltou preferencialmente para a construção e comércio e se concentrou relativamente menos na aquisição de máquinas e equipamentos”, detalhou a Cepal.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet