Olhar Agro & Negócios

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Primavera do Leste e Sapezal começam o plantio de algodão

Os municípios de Primavera do Leste e Sapezal deram a largada no plantio da primeira safra do algodão 2012/2013 em Mato Grosso. Dos 498.369 hectares (ha) destinados à cotonicultura neste ciclo, 0,1% já receberam as sementes. Da área total, 33% deve ser de algodão primeira safra, cujo plantio ocorre neste mês. Setor produtivo do algodão frisa que valorizações da soja e milho, somados aos baixos preços da pluma, são os principais fatores para redução da área.


Mais decréscimos de área não são descartados. Somente em Primavera do Leste, que já semeou 2%, deve ter 12% de queda na área destinada a cultura e só não cai mais, segundo entidades, devido aos contratos já fechados com as tradings.

Os números do plantio são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que revela ainda que Sapezal já semeou 0,5% de seus 69,3 mil ha. É no município que está a maior área destinada a cotonicultura.
Conforme a analista do Imea, Elisa Gomes, este plantio refere-se à primeira safra e deverá compreender 33% dos 498,3 mil ha do Estado. Na 2ª safra o plantio inicia-se em janeiro.

A colheita está prevista para começar em junho. “Nesta primeira safra serão 184 mil hectares e o ciclo entre plantio e colheita é de seis meses. A partir do dia 15, segundo relatos dos produtores, o plantio será intensificado em Mato Grosso”.

A analista comenta que o clima está propício para o plantio, entretanto não há perspectivas de aumento de área. “Na verdade pode cair mais, porém depende da soja agora. Há produtores que salientam reduzir mais, visto em outubro termos ficado alguns dias com o plantio da oleaginosa paralisado devido falta de chuvas. Além do mais, se na colheita seguir chovendo pode atrapalhá-la e assim o plantio da 2ª safra do algodão. Caso se confirme, o algodão pode dar mais lugar ao milho”.

Primavera do Leste possui a 4ª maior área destinada ao algodão. São 27,8 mil ha. De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Jair Guariento, a atual área é resultado de uma diminuição de 10% a 12% ante o ciclo 2011/2012. “Não são dados concretos ainda porque começamos o plantio agora. Essa redução é decorrente da valorização da soja e do milho, além da cotação baixa da pluma durante o ano. A área só não cai mais devido aos contratos já firmados com as tradings e a estrutura já montada”. Dados do Imea revelam que a área total do plantio do algodão tende a cair 31% nesta safra. No sudeste, por exemplo, a redução deve atingir 29%, ficando em 225,5 mil ha. Já no nordeste chegará a 50% de retração na área e plantará 2,2 mil ha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet