Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Ministro sinaliza apoio ao pleito contra efeito da seca nos canaviais

Diante dos impactos significativos da seca na produção canavieira regional com reflexo para a próxima safra, os órgãos de classe do setor promoveram evento para apresentar ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, projeto de garantia à manutenção da cultura. O pleito, que foi apresentado na Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), foi acolhido pelo representante do governo Dilma que se comprometeu em apoiá-lo. O ministro defendeu ainda a reedição do programa de subvenção federal.

O projeto apresentado pelos agricultores foi o Programa de Manutenção da Atividade Canavieira (PROMAC). Ele é divido em duas áreas. A primeira envolve a construção de pequenas barragens. A segunda frente de atuação prevê a distribuição entre os produtores de cana de kits contendo herbicidas e fertilizantes e mão de obra. “Além de apoiar esta medida, o ministro disse também que iria defender a reedição do programa de subvenção voltada à safra 2011-2012”, contou o presidente da AFCP, Alexandre Andrade Lima. O programa de subvenção consiste em liberar ao produtor R$ 5 por tonelada de cana fornecida no período respectivo.

A reunião com o ministro foi articulada pelo deputado estadual Aluisio Lessa (PSB). O encontro ainda contou com a participação do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, e com a presença de sete parlamentares federais: Carlos Eduardo Cadoca (PSC), Fernando Coelho Bezerra Filho (PSB), Roberto Teixeira (PP), Pastor Eurico Collins (PSB), Mendonça Filho (DEM), Jorge Corte Real (PTB), Augusto Coutinho (DEM), além dos estaduais Henrique Queiroz (PP) e Maviael Cavalcante (DEM). O governo do estado também esteve representado através do secretário estadual da Agricultura, Ranilson Ramos e por Júlio Zoé, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Bom andamento – Na reunião, o deputado Aluisio Lessa aproveitou para agradecer a participação de todos e informar aos produtores de cana que o pleito feito pelo setor ao governo do estado há duas semanas, para inserir ações de combate à estiagem na Zona da Mata, já está em andamento na secretária de Planejamento. “O parlamentar disse que o projeto tem tudo para ter êxito”, revelou a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet