Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Prefeitura de Bagé implanta olival na Embrapa Pecuária Sul

A prefeitura de Bagé realizou, na tarde desta terça-feira (4), mais uma etapa do programa Olivais do Pampa com a implantação de um olival na área da Embrapa Pecuária Sul. Esta é a única unidade pública a ser contemplada. Na região, existem 12 unidades que contém um hectare cada uma, sendo que sete estão situadas em Bagé. No local, serão plantadas as seguintes espécies: koroneiki, arbequina, picual, frantoio, manzanilla e arbosana.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Clima Temperado, Enilton Coutinho, o Brasil é o terceiro país importador de olivas. “Em 2006, fizemos o zoneamento dos locais que atendem as necessidades climáticas para o cultivo das oliveiras. A área própria é de Piratini até São Borja”, acrescentou.

Economia local

Para a secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em férias, Madga Flores, ação é de grande importância para a economia local, pois ela está ligada à diversificação da matriz produtiva. “Esta é a quinta área a ser instalada. Queremos expandir a ideia que é muito promissora e assim, servir de modelo para todo o nosso país”, completou.

O chefe geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varela salientou a grande satisfação de demonstrar o plantio. “É uma área demonstrativa e de trabalho. Faremos a integração com a ovinocultura. Estamos muito bem assessorados de técnicos”, complementou.

Alternativas

Na ocasião, o prefeito Dudu Colombo (PT) salientou que a Embrapa, a Emater e o governo municipal juntos, estão construindo novas alternativas de desenvolvimento para Bagé. “A olivicultura propicia geração de trabalho e renda. Além disso, quero ressaltar que o governo federal tem um olhar especial para as cidades faixas de fronteira”, enfatizou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet