Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Frango vivo e abatido voltam a caminhar 'lado a lado'

Desde meados de novembro até agora, frango vivo e abatido vêm tendo uma evolução de preços absolutamente similar (base: preços em 1º de julho igual a 100), fato que poucas vezes foi observado no setor.

No primeiro semestre, por exemplo, enquanto o frango vivo chegava ao final do período com o mesmo valor inicial do ano (índice = 100, portanto, evolução de preços = zero), o frango abatido fechava o semestre com desvalorização nominal de quase 10%. Já neste momento, comparativamente aos valores que alcançavam no começo do segundo semestre, os preços da ave viva e da abatida registram variação de 46%- 47% e vêm correndo muito próximos nos últimos 15-20 dias.

Anteriormente, isso havia ocorrido nas três primeiras semanas de agosto, ocasião em que frango vivo e abatido obtiveram valorização entre 25% e 30% em relação ao preço inicial do semestre. Na sequência, porém, enquanto o frango vivo mantinha-se em relativa estabilidade, o abatido não conseguia fugir às variações típicas do mercado consumidor: altas na primeira quinzena, baixas na segunda quinzena.

Por sinal, contradizendo a regra, em novembro foi a primeira vez no ano em que os dois produtos se valorizaram na segunda quinzena, sem qualquer retrocesso desde então, o que sugere que a valorização até agora obtida irá continuar e, ao contrário do ocorrido no ano passado, deve se estender ao período pós-Festas, tendendo a alcançar 2013.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet