Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agricultura

Projeto de lei

Comissão de Agricultura aprova projeto de Cidinho sobre isenção do PIS/Cofins para o milho

Foto: Assessoria

Comissão de Agricultura aprova projeto de Cidinho sobre isenção do PIS/Cofins para o milho
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA) aprovou na manhã desta terça-feira (4), a isenção da contribuição para o Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) para o milho em grão e seus derivados. O Projeto de Lei 117/2018, é de autoria do senador Cidinho Santos (PR/MT) e dá ao milho um tratamento igualitário com a soja, já que ambos contribuem de forma equivalente na geração de empregos.

Leia mais
Prefeitura de Cuiabá investe em monitoramento para atender demandas da Agricultura Familiar

Além de serem usados na produção de alimentos para consumo humano (óleos) e para o consumo animal (farelo para ração), os dois grãos ainda são utilizados para a produção de biocombustíveis e o barateamento da produção pode significar a expansão do mercado de energia limpa.

"O Brasil é um dos maiores produtores de grãos no mundo e essa é uma cadeia importante na nossa balança comercial. O nosso objetivo é criar um cenário favorável para que a produção de milho continue a crescer", justificou o senador Cidinho.

O senador Wellington Fagundes (PR/MT), relator da matéria, acatou duas emendas da senadora Lúcia Vânia (PSB/GO) que incluem os derivados do milho, como o farelo de germe de milho e farináceos, na desoneração.

Em média, o Brasil produz 85 milhões de toneladas de soja e 77 milhões de toneladas de milho por ano. A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para decisão terminativa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet