Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Capacitação

Oportunidade

Senar-MT oferece curso sobre técnicas do plantio direto

Foto: Reprodução

Senar-MT oferece curso sobre técnicas do plantio direto
Decidir se vai optar pelo plantio direto ou não exige pesquisa, conhecimento e estudo da área utilizada. O produtor rural precisa avaliar várias situações para verificar se é viável ou não implantar este sistema em sua propriedade. Diante deste panorama, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) passa a oferecer capacitações para orientar o produtor e o trabalhador rural a implantar este sistema. Um dos treinamentos é o ‘Plantio Direto’.

Leia mais:
Evento da Fenabrave vai apresentar o panorama do agronegócio em Mato Grosso


Com carga horária de 40 horas, este treinamento tem como objetivo mostrar ao participante os detalhes de implantação do sistema conforme técnicas de conservação de solo.

O conteúdo inclui ainda assuntos como as diferenças entre o plantio direto e o convencional, rotação e sucessão de culturas, adequação das tecnologias de agricultura de precisão, preparação e adubação do solo. Os interessados em saber mais sobre o conteúdo deste treinamento deve acessar o www.senarmt.org.br ou procurar o Sindicato rural de seu município para saber se há turmas previstas e se há vagas.

Os resultados das avaliações sobre a utilização de um novo sistema na propriedade levam à reflexão sobre a expansão ou redução de culturas, contratação de pessoal, compra de insumos e também de novos investimentos no setor de máquinas e implementos. Sem dúvida, dar importância à tomada de decisões é primordial para a administração moderna.

Na agricultura não é diferente, sendo uma atividade de risco, é totalmente dependente do sucesso, e os agricultores lutam para serem produtivos e, acima de tudo, competitivos. Tomar decisões corretas representa eficiência e competitividade.

E quando se fala de plantio direto deve-se elencar os princípios deste sistema que consiste em não revolver o solo, utilizar a rotação de culturas e o uso delas para a cobertura e formação de palhada. Embora, alguns produtores, adeptos desse tipo de sistema fazem também o manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas. Vale dizer que a rotação de cultura se mostra importante, pois a combinação de plantas com características distintas tem a capacidade de tornar o sistema mais eficiente, além de proporcionar o melhor controle de pragas e doenças.

Vale lembrar ainda que esse sistema demanda certo conhecimento do produtor rural em relação a todas as suas fases. Por isso, os produtores que desejam empregá-lo em suas propriedades devem dispensar mais atenção ao controle de pragas e doenças e também ao manejo de fertilizantes. Além disso, a mão de obra envolvida na implantação desse sistema deve ser capacitada com treinamentos específico para operar as semeadoras, pulverizadoras e colheitadeiras.

Tomados estes cuidados, o produtor está pronto para introduzir o sistema de plantio direto em sua propriedade, dispondo assim de uma técnica que contribui para a formação de um sistema mais saudável, beneficiando a agricultura e a sociedade.

Plantio direto

A técnica do plantio direto é uma atividade saudável, pois disponibiliza um número maior de matéria orgânica e de diversidade de plantas. Com isso, tem-se uma produção de custo menor, pois esse sistema busca a saúde do solo e da planta. Sendo assim, em vez de um sistema convencional com aração, gradagem e enxada rotativa, usa-se o preparo biológico com plantas de cobertura que serão manejadas por roçada ou por dessecação.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet