Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Mês mais curto causou estragos nas exportações de carnes de novembro

Dez por cento menor que outubro (20 dias úteis, contra 22 do mês anterior), novembro causou estragos nas exportações de carnes, que fecharam o mês com resultados negativos no volume embarcado e no preço médio (aqui, para não fugir à regra, houve uma exceção, na carne bovina; mas seu preço médio foi similar ao registrado em outubro).

Mas, sem dúvida, os retrocessos observados no volume embarcado foram muito além do mês mais curto, pois carne bovina e suína apresentaram queda da ordem de 18%. Assim, só a carne de frango manteve, com recuo mínimo, quase a mesma média diária alcançada em outubro.

Em relação a novembro de 2011, as mesmas carnes bovina e suína apresentaram evolução positiva no volume embarcado. Mas, juntamente com a carne de frango, continuaram com um preço inferior ao daquele mês.

Resultado final: o aumento de receita das carnes bovina e suína não conseguiu impedir que a receita cambial das três carnes recuasse mais de 5% em relação a novembro do ano passado. Pior, porém, foi o recuo em relação ao mês anterior, superior a 14%. Aqui, novamente, só a carne de frango conseguiu manter, aproximadamente, a mesma média diária alcançada em outubro. Portanto, um resultado bem menos ruim do que aparenta.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet