Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

PECUÁRIA

Baixa demanda na última semana interrompe alta no preço do boi gordo em MT

Foto: Elaboração Imea

Baixa demanda na última semana interrompe alta no preço do boi gordo em MT
O mercado do boi gordo em Mato Grosso registrou uma ligeira queda nos preços na última semana de novembro, em relação às semanas anteriores, encerrando o mês na casa dos R$ 87 por arroba, em média. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada no boletim da bovinocultura desta segunda-feira.

Conforme o instituto, a baixa demanda de final de mês por conta da descapitalização dos consumidores, juntamente com a concentração na entrega de animais prontos provenientes de confinamentos, fez com que os frigoríficos preenchessem os próximos 14 dias de escala para abate. “E, por esse motivo, algumas indústrias estão fora das compras”.

Segundo o que foi apurado pelos economistas do Imea na última semana, a média móvel dos últimos cinco dias ficou cotada a R$ 87,98 por arroba, desvalorização de 1% em relação à média móvel da terceira semana, que registrou o maior valor entre as semanas do mesmo mês

“Apesar do período de entressafra, ou seja, final da oferta de animais confinados e início da engorda a pasto, está ocorrendo uma concentração de entrega desses animais no mesmo período, fazendo com que os dias de escala dos frigoríficos mato-grossenses fiquem preenchidos pelos próximos 14 dias, escala que ainda não tinha sido registrada este ano”, pontua o boletim semanal da bovinocultura.

Exportações

Contrariando o mercado interno, o mercado externo segue aquecido, com a exportação brasileira em novembro atingindo 146,2 mil toneladas de equivalente de carcaça bovina. “O retorno da Rússia às importações brasileiras, principalmente carne mato-grossense, e a entrada da Venezuela no Mercosul, se tornando outro importante parceiro comercial, poderão aquecer ainda mais este mercado, fazendo com que o Estado amplie ainda mais a sua participação no volume exportado”, analisa o instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet